Esporte Amador MaranhenseNoticia em DestaquePlantão de Noticias

Duarte Jr e secretário de Esportes reúnem-se com membros de federações e atletas

Locais para a realização de treinos e jogos e fomento à participação de equipes locais em competições fora do Estado. Estas são algumas das reivindicações apresentadas pela Federação Maranhense de Futebol Americano durante reunião com o deputado Duarte Junior (PCdoB) e o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira.

Mesmo já contando com 11 times em todo o Estado (Águias Team masculino e feminino, Falcons, Roots, Sharks e Tupinambás, de São Luís; Cadetes, de Barra do Corda; Black Bulls, de Pinheiro; Riverside e Titans, de Imperatriz, e Shakes, de Codó) e vários adeptos em suas três variações (futebol americano, full pad e flag football), a modalidade ainda não possui um campo próprio, com as medidas específicas do esporte. Os atletas buscam, também, parceria com o poder público para garantir que equipes locais possam competir em outros estados.

Kassiane Silva, atleta de flag football do Águia Team e membro da Federação, informa que, além de campo com medidas corretas, a categoria também requer mais segurança, com a disponibilidade de ambulância nos jogos, o que é uma exigência de federações nacionais e internacionais. “É muito bom que o poder público esteja disposto a nos ajudar para que o futebol americano, seja no full pad ou flag football, possa crescer no Maranhão”, declarou Kassiane.

Para o deputado Duarte Jr., responsável por fazer a intermediação dos atletas com a Secretaria, também é importante que o esporte garanta retorno para a sociedade. “As demandas são justas e a Assembleia, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e a Federação estão juntas na luta para assegurar a valorização desse esporte”, declarou Duarte Jr..

O secretário Rogério Cafeteira informou que o órgão viabilizará um local para a realização do Campeonato Maranhenses de Futebol Americano 2019, bem como planejar ações que popularizem o esporte e possam garantir a participação em competições realizadas em outros estados.

“Ao disseminar o esporte, estamos elevando o potencial dos nossos atletas e, ao mesmo tempo, estimulando a entrada de novos jovens do Maranhão no mundo esportivo”, declarou o secretário.

Segundo Kassiane Silva, a Federação já sabe como pode levar o esporte para as comunidades. “Toda a estrutura de campo que solicitamos na reunião servirá para a implementação de projetos sociais”, informa a atleta.

Fisiculturismo

Participaram da reunião a presidente da Federação Maranhense de Culturismo, Musculação e Fitness (FMCM), Sheila Brito, com o objetivo de debater o desenvolvimento do fisiculturismo no Maranhão.