Disputas acirradas marcam Etapa Infanto dos Jogos Escolares

Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2017 tiveram seu segundo dia de competições neste domingo (15), com atletas de 15 a 17 anos da Etapa Infanto. Essa etapa tem a participação de 45 municípios de todo o estado com disputas em várias categorias.

O atletismo teve competições no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O esporte contou com atletas disputando na categoria lançamento de dardos, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância, e 100 e 200 metros rasos, no feminino e masculino.

No salto em altura, destaque para o atleta ludovicense Arthur Araújo, representando o Centro de Ensino Rio Grande do Norte, localizado no bairro Radional. Arthur garantiu o ouro ao derrotar o Codoense Gustavo Espyndola, atingindo a marca de 1,78 no salto.

Campeões do ciclismo

O Kartódromo João Salem foi palco das disputas da modalidade ciclismo. Os primos Francisco Manuel e Gustavo Santos, da cidade de Timon, garantiram o lugar mais alto do pódio na categoria resistência 50 minutos.

Francisco, de 17 anos, aluno da Unidade Escolar Urbano de Souza, pratica o ciclismo há cinco anos, com destaque nos Jogos Nacionais, conquistando o quarto lugar na colocação geral dos anos anteriores. Em terceiro lugar no ciclismo infanto ficou Jeferson Mendonça, da cidade de Dom Pedro.

Tênis de Mesa

As competições do tênis de mesa foram realizadas na quadra esportiva da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), com um grande número de competidores. Tiveram destaque os atletas da cidade de Imperatriz, Bacabal, Nova Olinda, Codó e Caxias.

O coordenador do esporte nos JEMs, Antônio Carlos, disse que esta etapa se destacou pelo nível e seriedade dos atletas: “Este ano tivemos um nível muito bom entre os atletas do tênis de mesa; foi notável a seriedade dos atletas em cada partida. As categorias por equipe, dupla, dupla simples e individual tiveram resultados já esperados”.

Francisco Guilherme, de Nova Olinda do Maranhão, garantiu o ouro na competição individual após partida acirradíssima contra um atleta Caxiense. “Estou muito feliz e satisfeito com o ouro; já é o quarto ano que participo e a cada ano só melhora”, disse o atleta.

O técnico da equipe de Nova Olinda, Marcelo Oliveira, também saiu vitorioso nas competições por dupla. “Os Jogos são um meio de aprimorar o dom dos atletas. Estou muito feliz pelo desempenho demonstrado”, comemorou.

Na categoria individual feminina, quem levou o ouro foi a Ana Beatriz, 16 anos, da escola Rei Magos da cidade de Bacabal. Ela também foi campeã na dupla mista. “A competição nos JEMs foi difícil, percebi que esse ano o nível dos atletas estava melhor. Mas com esforço eu consegui e agora vou treinar mais para a etapa nacional”.

Lembrando que os campeões da Etapa Infanto dos JEMs irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude em Brasília, no mês de novembro, ainda este ano. Os JEMs são uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).