Corrida do Fogo 2019 promove saúde e integração do Corpo de Bombeiros com a sociedade

Dezenas de corredores, entre militares e civis, participaram no início da manhã deste domingo, 25, da Corrida do Fogo 2019, tradicional evento esportivo promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que este ano chegou a sua 12ª edição.

A intenção é incentivar a prática esportiva e promover a integração entre a corporação e a sociedade, como explica o comandante geral do Corpo de Bombeiro, coronel Célio Roberto.

“A Corrida do Fogo é uma tradição entre as corridas de rua de São Luís. A gente fica muito feliz porque é uma oportunidade que a gente tem de chamar atenção para a prática de esportes, e a corrida acaba sendo o esporte mais acessível a todos”, ressalta o coronel.

A competição teve início às 6h30, tendo como ponto de largada a Praça do Pescador, no início da Avenida Litorânea, em São Luís.

A prova foi realizada em percursos de 5Km e 10Km nas categorias civil, bombeiro militar, bombeiro equipado (militares com coturno, calça, camisa vermelha e gorro), cadeirante e Portador de Necessidades Especiais (PNE) – Visual. Todas as categorias tiveram etapas masculinas e femininas.

Os três primeiros colocados em cada uma das categorias ganharam troféus, mas todos os atletas que concluíram a prova receberam medalhas de participação.

Para o subsecretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP), Saulo Ewerton, apesar da participação expressiva da sociedade civil, o momento é de reconhecimento aos serviços desempenhados pelos “soldados do fogo”.

“É um momento da gente comungar com a comunidade, externar toda a gratidão pelos soldados, sobretudo o Corpo de Bombeiros, atividade que atinge a proteção do patrimônio de todos, a vida”, destaca Saulo Ewerton.

O subsecretário frisou, ainda, que neste domingo, mais oito bombeiros maranhenses foram deslocados aos estados do Mato Grosso e Rondônia, com o intuito de debelar incêndios que atingem a floresta amazônica.

Daiane Freitas é soldado do Corpo de Bombeiros e ficou em 1º lugar na categoria militar feminino. Nomeada em 2015 pelo governador Flávio Dino entre os excedentes do concurso de 2012, Daiane disse que a profissão mudou a sua vida e comemorou a vitória.

“A profissão fez uma grande mudança na minha vida e da minha família. Estou muito feliz porque eu lutei muito, eu treinei bastante. Eu tenho orgulho da profissão de bombeiro. Quem quando criança nunca quis ser bombeiro?”, indagou.