Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Copa Libertadores 2018 já está com a bola rolando, e com premiação recorde

A Copa Libertadores da América de 2018, teve início no dia 22 de janeiro e conta, neste ano, com o maior prêmio da história do evento.  A 59ª edição da competição, realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), tem a participação de 47 clubes, sendo oito do Brasil.

O campeão e o vice, levarão o dobro do prêmio pago aos vencedores da edição de 2017 (Grêmio, do Brasil e Lanús, da Argentina, primeiro e segundo lugares, respectivamente). O valor destinado ao clube campeão de 2018 chegou a 6 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões de reais), e para o vice, 3 milhões de dólares (cerca de R$ 10 milhões). Para 2019, este valor deverá ser maior ainda, uma vez que a CONMEBOL negociou, em 2017, os direitos de transmissão da Libertadores (de 2019 a 2022) por 1,4 bilhão de dólares.

Além do prêmio em dinheiro, o clube campeão participará da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2018, representando a CONMEBOL, e disputará a Recopa Sul-Americana de 2019, enfrentando o clube vencedor da Copa Sul-Americana de 2018.

A estreia aconteceu na segunda-feira (22), quando entraram em campo Montevideo Wanderers (Uuguai) x Olimpia (Paraguai), Macará (Equandor) x Deportivo Táchira (Venezuela) e Oriente Petrolero (Bolívia) x Universitario (Peru), para jogos preliminares. Os jogos de volta desta fase acontecem na sexta-feira (26), quando os vencedores passam para uma segunda fase, ainda preliminar, onde estão os brasileiros Vasco e Chapecoense. A fase de grupos, com 32 equipes, começará no dia 27 de fevereiro, e nela estão garantidos os times brasileiros Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Flamengo e Grêmio.

A Libertadores 2018 contará com 17 ex-campeões. Dos oito brasileiros, apenas a Chapecoense não venceu o torneio. Grêmio e Santos já levaram o título três vezes; Cruzeiro, duas vezes; Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Vasco, uma vez cada.

Entre os times do exterior que já ganharam a competição e entraram na disputa este ano estão: Independiente, Boca Juniors, Estudiantes, River Plate e Racing, da Argentina; Peñarol e Nacional, do Uruguai; Olimpia, do Paraguai; Colo-Colo, do Chile; e Atlético Nacional, da Colômbia.

Veja como ficou o sorteio dos jogos eliminatórios e da fase de grupos da Libertadores 2018:

Primeira fase:

E1 – Montevideo Wanderers-URU x Olimpia-PAR

E3 – Oriente Petrolero-BOL  x Universitario-PER

E2 – Maracá-EQU x Deportivo Táchira-VEN

 

Segunda fase:

C1 – Vencedor E2 x Santa Fe-COL

C2 – Chapecoense x Nacional-URU

C3 – Vencedor E3 x Jorge Wilstermann-BOL

C4 – Carabobo-VEN x Guaraní-PAR

C5 – Vencedor E1 x Junior Barranquilla-COL

C6 – Universidad de Concepción-CHL x Vasco

C7 – Banfield-ARG x Independiente del Valle-EQU

C8 – Santiago Wanderers-CHL x Melgar-PER

Terceira fase:

G1 (ganhador 1) – Vencedor C1 x Vencedor C8

G2 – Vencedor C2 x Vencedor C7

G3 – Vencedor C3 x Vencedor C6

G4 – Vencedor C4 x Vencedor C5
Fase de grupos:

Grupo 1 – Grêmio, Cerro Porteño, Defensor, Monagas.

Grupo 2 – Atlético Nacional, Bolívar, Colo-Colo, Delfin.

Grupo 3 – Peñarol, Libertad, The Strongest, Atlético Tucuman.

Grupo 4 – River Plate, Emelec, Flamengo, Ganhador 1.

Grupo 5 – Cruzeiro, Universidad de Chile, Racing, Ganhador 3.

Grupo 6 – Santos, Estudiantes, Real Garcilaso, Ganhador 2.

Grupo 7 – Corinthians, Independiente, Millonarios, Deportivo Lara.

Grupo 8 – Boca Juniors, Palmeiras, Alianza Lima, Ganhador 4.