Esporte Amador Maranhense

Container do Esporte oferece capacitação de profissionais de educação física e aulas gratuitas de cinco modalidades em Pindaré Mirim e Tufilândia (MA)


O projeto Container do Esporte começou as suas atividades em Pindaré Mirim e Tufilândia nesta semana. A iniciativa, totalmente gratuita, oferece aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para até 240 crianças de 6 a 12 anos, em cada núcleo, pelos próximos três meses. Antes, porém, no último dia 11.09, profissionais de educação física da região receberam capacitação, também de graça. Destas turmas serão contratados os monitores que atuarão nos dois municípios maranhenses.

Realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale, o Container do Esporte já esteve em quatro cidades maranhenses (Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu), atendendo a cerca de xx crianças. Depois de Pindaré Mirim e Tufilândia, seguirá para Santa Inês e Igarapé do Meio, a partir da primeira semana de dezembro. Já em 2024, vai para Vitória do Mearim e Miranda do Norte, a partir da segunda quinzena de março, e Itapecuru e Santa Rita, a partir da segunda quinzena de junho.

“Tivemos um início de ano difícil no Maranhão, com os problemas causados pelas chuvas em muitas cidades. E, apesar de todas as dificuldades, por respeito à população e por acreditar no poder transformador do esporte, principalmente nas crianças, seguimos firmes em frente. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação gratuita dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, temos uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam e trazemos conceitos de sustentabilidade, com tecnologia de ponta. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueiredo, coordenadora do IDEC.

Aulas de sustentabilidade
Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa.

Inscrições em Pindaré Mirim e Tufilândia
Horário: de 08 as 11h e de 14 as 17h

Pindaré Mirim
Ginásio Poeirão, na Rua Comandante Pedro Melo S/N, Centro

Tufilândia
Quadra de Eventos, na Rua da Pista, no Centro