CIRCUITO BRASILEIRO: Semifinais do torneio masculino são definidas em São Luís

As semifinais do torneio masculino na etapa de São Luís (MA) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia foram definidas nesta sexta-feira (25.01), após a disputa de 12 partidas pelas oitavas e quartas de final. Os confrontos por um lugar na decisão terão a presença de dois campeões olímpicos, um deles que levou o título na última etapa realizada no Maranhão. A entrada é gratuita na arena montada na Lagoa da Jansen, na Ponta do Farol.

A primeira semifinal terá o campeão olímpico Bruno Schmidt (DF) e seu parceiro Pedro Solberg (RJ) enfrentando Guto/Saymon (RJ/MS) às 11h10 (de Brasília, 10h10 no horário local). Pouco depois, às 12h, Ricardo (BA), campeão olímpico e vencedor da última etapa em São Luís, em 2014, e Álvaro Filho (PB) jogam contra Thiago/George (SC/PB). Os duelos serão transmitidos ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol.

Os jogos pela disputa de bronze e a final do torneio masculino ocorrem ainda no sábado, a partir das 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. No mesmo dia também serão disputadas partidas pela fase eliminatória do torneio feminino.

Ricardo e Álvaro Filho avançaram nesta sexta-feira ao superar nas oitavas de final Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) por 2 sets a 0 (21/13, 21/12), e nas quartas de final, Averaldo/Bruno (TO/AM), também em sets diretos (21/11, 21/14). O campeão olímpico Ricardo analisou o bom desempenho até aqui em São Luís (MA), onde foi campeão em 2014.

“Eu acredito que o diferencial deste começo foi o tempo que tivemos de treinamento em João Pessoa, foram pouco mais de duas semanas, e isso faz uma diferença muito grande. Intensificamos bastante os treinamentos e isso trouxe benefícios. Estamos reeditando esta parceria. Temos mais jogos ainda neste sábado, espero que a gente consiga manter o ritmo bom que tivemos até aqui, jogando bem, pois isso motiva e dá segurança para nós como equipe visando os objetivos futuros”, disse Ricardo, ouro nos Jogos de 2004.

Os adversários serão Thiago e George (SC/PB), que chegaram à semifinal ao eliminarem nas oitavas de final Harley/Jeremy (DF/RJ), por 2 sets a 1 (19/21, 23/21, 11/15), e nas quartas de final o campeão olímpico Alison e seu parceiro André Stein (ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/17).

Campeão da etapa passada do Circuito Brasileiro, em Campo Grande (MS), no final de 2018, o campeão olímpico Bruno Schmidt destacou o alto nível do torneio como base para representar bem o Brasil nas competições internacionais da temporada.

“O nosso objetivo no Circuito Brasileiro é justamente estar sempre entre os quatro primeiros. O circuito é excelente para testarmos nossa dupla, experimentarmos coisas novas, e chegar mais bem preparados nos eventos internacionais, representando o Brasil. Lá fora, as outras duplas já vem fazendo uma preparação mais reforçada, mesmo não tendo o clima como o nosso, mas estão investindo na estrutura e treinando em outros locais. No Circuito Brasileiro a gente não foca nos resultados, isto é consequência. O que nos importa é a nossa dedicação, o esforço dentro de quadra, estar sempre nos exigindo o máximo”, avaliou.

Pedro/Bruno encara Guto e Saymon (RJ/MS), que avançou ao eliminar nas oitavas de final Moisés/Vinícius (BA/ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), e nas quartas de final Jô/Léo Vieira (PB/DF), vencendo por 2 sets a 1 (25/27, 21/17, 13/15).

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro de 2018, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE).

Após São Luís (MA), outras três etapas da temporada 18/19 serão realizadas. Fortaleza (CE) será palco das disputas em fevereiro, de 20 a 24 de fevereiro. Natal (RN) sediará a sexta etapa, de 20 a 24 de março, enquanto João Pessoa (PB) fecha o circuito, de 9 a 14 de abril.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

SEMIFINAIS – TORNEIO MASCULINO
Pedro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Guto/Saymon (RJ/MS) – 11h10
Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) x Thiago/George (SC/PB) – 12h

*Horários de Brasília