Leitura Recomendada

Cinco razões pelas quais o que você veste na academia é realmente importante

As roupas esportivas se tornaram uma parte importante do guarda-roupa. De fato, com tantas pessoas desfilando por aí com looks de pré ou pós-exercício, tornou-se moda vestir-se desta forma.

Neste cenário, o número de marcas de nicho fitness também está sempre aumentando – grandes lojas adicionam constantemente roupas esportivas às ​​suas coleções e suas vendas disparam.

Mas existem dois significados para as roupas esportivas – que podem ser definidos como roupas da moda, descontraídas e casuais; ou roupas desenhadas e especializadas em atender as necessidades do corpo do atleta durante a atividade física.

Qualquer peça de roupa que se enquadre nesta segunda categoria é de qualidade duradoura e tem uma função específica – absorver a umidade, ajudar na recuperação, proporcionar conforto e melhorar o desempenho.

Então, escolher os modelos certos de acordo com a atividade física é realmente importante e pode fazer uma grande diferença para o seu corpo. Abaixo, você poderá saber mais sobre como as roupas podem afetar o seu treino e porque abandonar aquela velha camiseta superdimensionada para dar espaço às novas tendências adequadas aos esportes e ao fitness.

1. Previnem lesões

Muitas lesões esportivas ocorrem devido à falta de equipamentos adequados, incluindo roupas. Qualquer que seja a atividade em que você esteja envolvido, você deve optar por peças desenvolvidas para aquele esporte em particular, procurando algo que forneça ampla proteção contra impactos, tensões, superaquecimento ou resfriamento brusco do corpo. A blusa corta vento masculina, por exemplo, é capaz de amenizar a troca de temperatura entre a corpo e o ambiente, o que garante que praticantes de iatismo, ciclismo, entre outros, fiquem protegidos do vento e do frio.

Roupas de compressão de boa qualidade também aumentam a circulação e o fluxo sanguíneo, fornecendo o oxigênio necessário aos músculos em atividade, reduzindo a fadiga, a dor e as cãibras musculares pós-treino, ajudando a melhorar a potência, a resistência e a recuperação.

Embora roupas esportivas que aumentam o desempenho e a recuperação sejam relativamente novas, o rápido desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao vestuário esportivo mostra que haverá muito mais opções de peças disponíveis para esse fim, em um futuro não muito distante.

2. Regulam e controlam a temperatura corporal

Uma série intensa de exercícios na academia pode deixar você grato por ter escolhido a roupa certa e não sair enxarcado de suor. Você deve optar por tecidos leves, respiráveis, que absorvam o suor e que retirem a umidade do corpo para se sentir confortável.

Tecidos inteligentes também ajudam a regular e manter a temperatura corporal, para garantir que você tenha o melhor desempenho com o máximo bem-estar. Uma camisa segunda pele, por exemplo, evita a transpiração, mantém a temperatura do corpo no inverno e pode ser usada na prática de diversos exercícios, tanto na academia como ao ar livre.

3. Trazem conforto e liberdade de movimento

Materiais leves e modelos bem projetados devem garantir que você não se sinta restrito enquanto treina. Praticar exercícios com total conforto permitirá que você se concentre exclusivamente na tarefa que tem naquele momento e tire o melhor proveito de sua capacidade.

Escolher peças que permitam uma amplitude total de movimento é extremamente importante, então, ao escolher roupas de ginástica, preste muita atenção ao design e ao corte, optando por modelos com menos costuras e que não irritem a sua pele.

4. Melhoram o desempenho

Quando se trata de desempenho aprimorado, o conforto é a chave. Você deve optar por roupas de academia que sejam realmente pensadas para a atividade escolhida. Se você tem propensão a transpirar, procure tecidos que absorvam o suor, que retiram a umidade do corpo – existem várias tecnologias para isso, inclusive tecidos que incorporam íons de prata, projetados para resistir ao acúmulo de bactérias e mantê-lo renovado.

Roupas de baixa qualidade podem conter tecidos que irritam a pele, causando erupções e coceira durante o treino. Roupas que impedem a pele de respirar e retêm o suor também podem contribuir para problemas de pele. Então certifique-se de optar por tecidos leves e respiráveis que mantêm a sua pele fresca.

5. Elevam a autoestima, a confiança e a motivação

Uma roupa bonita e confortável para malhar contribui para o melhorar o nível de confiança e elevar a autoestima. Na verdade, existe até um fenômeno psicológico que sugere que a roupa que uma pessoa usa pode desencadear mudanças mentais que afetam positivamente seu desempenho. Em termos mais simples, quando você está bem vestido, você se sente mais confiante.

Então investir em um visual fitness pode ser a motivação que faltava para você frequentar a academia e realmente tirar o melhor proveito do treino. Este local cercado de espelhos não deixará o seu visual passar despercebido. Com roupas de ginástica confortáveis e de qualidade, peças de cores e modelos que permitam várias combinações, você criará o seu estilo fitness ideal.