Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Centro de Ensino Barbosa de Godóis lança Projeto Incentivando BGH Conquistando o Brasil

A comunidade escolar do Centro de Ensino Barbosa de Godóis recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a presença de pais, estudantes-atletas, professores, apoiadores e convidados para o lançamento do Projeto Incentivando “BGH Conquistando o Brasil”.

Criado desde 2009, o time de handebol do CE Barbosa de Godóis agora inicia uma nova fase, com o apoio do Governo do Estado e da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), através da Lei de Incentivo ao Esporte. Os estudantes-atletas do BGH agora terão patrocínio para participar de ainda mais competições nacionais e, assim, elevar o nome do estado do Maranhão no esporte nacional.

Em nove anos de criação, o BGH já conquistou cerca de 250 títulos, entre competições nacionais, regionais e locais, entre eles: Campeonato Brasileiro Escolar (COB), categoria infantil feminino; Vice-campeonato Brasileiro (CBHB), categoria infantil masculino; Vice-campeonato Brasileiro Escolar (COB), categoria infantil feminino; e em 2017 teve 10 de seus atletas convocados para seleções nacionais nas categorias: infantil, cadete e juvenil.

“Nós já estamos nos preparando desde janeiro para disputar os campeonatos nacionais, são competições no Piauí, no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Estamos nos preparando fisicamente, com trabalho técnico excelente e agora, com mais esse incentivo, buscamos estar entre os três primeiros. Nosso projeto esse ano é estar no pódio e trazer uma medalha para o Maranhão”, disse o técnico e coordenador d do BGH, Eduardo Teles.

Para a gestora geral do CE Barbosa de Godóis, Venina Frazão, o Barbosa de Godóis Handebol ter recebido apoio do Governo do Estado pela Lei de Incentivo é de suma importância para a continuidade do Projeto, já que a partir de agora o BGH estará ainda melhor assistido, pois conta com uma equipe de treinadores de gols, treinadores físicos, nutricionistas e psicólogos, que acompanham esses estudantes-atletas.

“Em 2018 queremos, com todo esse apoio, conquistar o Brasil, conquistar o Jems (Jogos Escolares Maranhenses) como já vimos conquistando, queremos muito sucesso para nossos estudantes”, declara a gestora.

Já para o executivo de Comunicação da Cemar, Luiz Carlos Cardoso, o uso da Lei de Incentivo é muito importante, tendo a Companhia já investido mais de 31 milhões de reais em projetos incentivados pela prática esportiva, em várias modalidades.

“Em 2013 o Barbosa de Godóis teve uma quadra entregue por meio de um projeto patrocinado pela Cemar e agora também aprovado o projeto ‘Incentivando’, que seguramente vai proporcionar mais cidadania para esses atletas. É mais tranquilidade também para as famílias desses estudantes, pois, além de estarem em uma prática esportiva, se tornarão cidadãos melhores e a consequência disso são mais títulos para o nosso estado e a revelação de grandes atletas”, assegura Luiz Carlos Cardoso.

O Barbosa de Godóis Handebol, atualmente, conta com 280 atletas, estudantes não apenas do CE Barbosa de Godóis, mas também de outras escolas da rede pública estadual de ensino, disputando competições nas categorias: mirim, a partir de 6 anos de idade, até adulto.

Para o armador central do BGH e estudante do 2º ano do CE Barbosa de Godóis, Arthur Silva Costa, receber esse apoio é mais um incentivo para continuar na prática esportiva, e mostra que a equipe do BGH tem capacidade para estar disputando competições nacionais sem deixar a desejar a equipes do Sul e Sudeste do país.