Cefama-MA efrenta o Fluminense-RJ na estreia do Brasileiro Feminino

O Cefama Futebol Clube, de São Luís, estreia nesta quarta-feira (07), pelo segundo ano consecutivo, no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 e logo contra o gigante Fluminense, às 15h, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O Cefama está no GRUPO D juntamente com Minas Brasília-DF, Botafogo, UDA-AL e Sport que enfrentam os times do GRUPO C (em turno e returno): Flamengo, Fluminense, Fortaleza, JC-AM e Cuiabá. Os 2 melhores avançam para a 2ª fase.

Em 2023, o Cefama se classificou em 2º lugar (Fortaleza primeiro), mas foi eliminado na 2ª fase (quartas de final), pelo mesmo Fluminense, em jogo único no Rio de Janeiro e encerrou sua participação em oitavo lugar na classificação geral e por isso, sua campanha foi bastante elogiada por ter deixado para traz times femininos tradicionais e com mais estrutura. Na 1ª fase, os times se enfrentaram duas vezes também com duas vitórias do tricolor carioca (5×0), no Castelão e nas Laranjeiras (6×0).

Por conta da idade, algumas jogadoras saíram, porém, as principais com idade de disputar a competição, foram mantidas como a goleira Jasmim, as zagueiras Rose e Izadora, a lateral Yasmim, a volante Jady, as meias Dada e Fran e as atacantes Emilly, Formiga e Cielma, além do técnico Ary Ferreira, que selecionou várias outras jogadores da região principalmente de Paço do Lumiar, onde o time treina no campo das Mercês.

Jasmin disputou o Estadual 2023 pelo Pinheiro, Formiga e Fran estavam no Sampaio. O Cefama disputará o seu primeiro jogo em São Luís no dia 14 de fevereiro, a partir das 15h30, contra o JC-AM, provavelmente no estádio Nhozinho Santos, que está com os laudos técnicos em dia e já no sistema da CBF.

Nesta quarta-feira (7) outros dois confrontos vão animar a rodada. São Paulo e Corinthians entram em campo para o clássico majestoso, seguidos por Internacional e América-MG, todos às 15h.

No dia seguinte, na quinta-feira (8), oito equipes entram em campo às 15h. Red Bull Bragantino medirá forças com o Grêmio, Atlético-MG enfrenta o Avaí/Kindermann, Fortaleza desafia o Sport, e Flamengo encara o UDA. No mesmo dia, às 17h, Ferroviária e Santos tem confronto marcado na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

FÓRMULA DE DISPUTA

As 20 equipes participantes do Brasileiro Feminino Sub-20 2024 foram distribuídas em quatro grupos de cinco equipes cada. Na fase de grupos, que será realizada em turno e returno, os times do Grupo A enfrentarão os times do Grupo B, e as equipes do Grupo C duelam contra as equipes do Grupo D. Os dois times de melhor campanha em cada grupo após 10 rodadas avançam às quartas de final, que ocorrem em partidas de ida e volta, assim como as semifinais. Apenas a final do Brasileiro Feminino Sub-20 será em jogo único.

JOGOS DO CEFAMA NA FASE DE GRUPOS DO BRASILEIRO FEMININO SUB-20:

1ª RODADA (07/02)

15h00 Fluminense x Cefama (Laranjeiras / Rio de Janeiro-RJ)

2ª RODADA (14/02)

15h30 Cefama x JC-AM (A definir / São Luís-MA)

3ª RODADA (12/03)

16h00 Cuiabá x Cefama (A definir / Cuiabá-MT)

4ª RODADA (20/03)

15h30 Cefama x Fortaleza (A definir / São Luís-MA)

5ª RODADA (28/03)

15h – Flamengo x Cefama (Gávea / Rio de Janeiro-RJ)

6ª RODADA (8, 9 OU 10/05)

Cefama x Fluminense (A definir / São Luís-MA)

7ª RODADA (15, 16 OU 17/05)

JC x Cefama (A definir / Manaus-AM)

8ª RODADA (22, 23 OU 24/05)

Cefama x Cuiabá (A definir / São Luís-MA)

9ª RODADA (05, 06 OU 07/06)

Fortaleza x Cefama (A definir / Fortaleza-CE)

10ª RODADA (12, 13 OU 14/06)

Cefama x Flamengo (A definir / São Luís-MA)

 GRUPOS DO BRASILEIRO FEMININO SUB-20 DE 2024:

GRUPO A: Corinthians, Santos, Kindermann-SC, Grêmio e América-MG

GRUPO B: Ferroviária, Internacional, São Paulo, Atlético-MG e RB Bragantino

GRUPO C: Flamengo, Fluminense, Fortaleza, JC-AM e Cuiabá

GRUPO D: Cefama, Minas Brasília-DF, Botafogo, UDA-AL e Sport

Fonte: França Melo