Campeonato Maranhense: Pinheiro e IAPE estreiam neste sábado (29) na competição
O Campeonato Maranhense 2022, terá prosseguimento neste sábado (29), com uma partida. No estádio Costa Rodrigues às 15h30, o Pinheiro Atlético Clube enfrenta o IAPE, em partida que marca a estreia das duas equipes na competição.
O duelo terá arbitragem de Paulo José de Sousa Mourão, com as assistências de Edna Cristina Santos Ferreira e Rafael da Costa Pinheiro. O quarto árbitro será Elenilson Kléber Viegas Barros.
No domingo (30), a competição prossegue com a realização de dois jogos. o Moto Club enfrenta o Tuntum, às15h30 no estádio Nhozinho Santos. O confronto terá o comando de Mayron Frederico dos Reis Novaes, com as assistências de Raphael Coimbra da Silva e José Carlos de Jesus. Ouqarto árbitro será Wallas Martins Lopes.
No estádio Leandrão em Barra do Corda, o Cordino Esporte Clube joga contra o São José. A partida terá arbitragem de Otávio José de Araújo Neto, com as assistências de Antonio Fernando de Sousa Santos e Acassio Leite Sampaio. O quarto árbitro será Rafael Costa Mousinho.
Regulamento
No 1º turno, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes enfrentarão os rivais da mesma chave. Os dois primeiros colocados avançarão ao mata-mata. A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) terá partida única. Em caso de empate, pênaltis. A final também terá jogo único e, em caso de empate, pênaltis.
No 2º turno, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Os dois primeiros colocados avançarão ao mata-mata. A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) terá partida única. Em caso de empate, pênaltis. A final também terá jogo único e, em caso de empate, pênaltis.
Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão estadual. Se dois clubes vencerem os turnos haverá a final em dois jogos. Em caso de empate na pontuação e saldo de gols, pênaltis. Já os dois últimos colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados.
O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2023. O vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil.