Campeonato de futebol incentiva bons hábitos de vida e chama atenção para Novembro Azul

A saúde e a prevenção entraram em campo na manhã deste sábado, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (antigo Ipem), durante o I Torneio SES Novembro Azul, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alusão ao mês de prevenção ao câncer de próstata. A ação, do qual participaram servidores da SES, da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), faz parte da campanha anual, que busca conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

A abertura foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que deu o pontapé inicial para o campeonato. “Com o torneio, incentivamos a prática da atividade física como forma de prevenir os cânceres de próstata e pênis, mas também promovemos a intenção e a confraternização entre nossos servidores“, afirmou o gestor.

Seis equipes entraram em campo na disputa pelo dois primeiros lugares, que receberam troféus. O goleiro menos vazado, o artilheiro do campeonato e o melhor jogador foram premiados com medalhas.

O analista da Emserh, Leonardo Monteiro, estava na equipe que primeiro botou a bola para rolar. Mesmo com o clima de descontração, ele ressaltou a importância de abordar o assunto com os colaboradores. “Tem um ditado que diz que se você não tem tempo para cuidar da saúde, terá de arranjar tempo para tratar a doença. O esporte é uma forma de proporcionar muitos benefícios à saúde, além de trazer disciplina e outros hábitos para uma vida saudável. É importante sempre falar disso”, disse.

Atuando na Força Estadual de Saúde (Fesma), José Uilton Mesquita afirmou que homens são menos cuidadosos com a saúde, em comparação às mulheres. “Nós homens temos mais preconceitos, principalmente com o exame de toque, que é a melhor forma de descobrir alterações na próstata. Eu sempre fiz exame de sangue, mas este ano ainda não fiz. Completei 40 anos e já tenho indicação, vou procurar fazer exame e me cuidar”, salientou.