Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Braide premia atletas dos Jogos Escolares Ludovicenses 2022

O prefeito Eduardo Braide participou, na noite da última segunda-feira (27), da cerimônia de encerramento e premiação dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2022. Foram entregues mais de 400 troféus e medalhas às equipes esportivas campeãs na competição, das instituições de ensino público e privado de São Luís.

Ao lado da campeã brasileira de Vôlei Olímpico, Virna Dias, e na presença de autoridades, famílias e de aproximadamente três mil alunos-atletas, o prefeito Eduardo Braide falou da felicidade de presenciar o evento que não pôde ser realizado antes devido à pandemia e revelou um sonho para o futuro do esporte da capital.

“Nós elaboramos um calendário esportivo anual para a cidade de São Luís e não pudemos realizar por conta da pandemia, mas graças a Deus nós vencemos e hoje estamos aqui. Essa festa é um reconhecimento a todos aqueles que deram o seu suor, energia, e o sonho de mostrar que é possível vencer por meio do esporte. Também quero anunciar que daqui pra frente nós teremos cada vez mais equipamentos esportivos sendo entregues a nossa cidade, a exemplo do Skatepark que entregamos ao lado do Parque Bom Menino. Já existe um planejamento que vai integrar ainda mais os nossos atletas e nossas comunidades. Reforço aqui o compromisso e a felicidade de trabalhar, enquanto prefeito, todos os dias para que São Luís, que já é conhecida por muitos nomes, como Cidade dos Azulejos, Jamaica Brasileira, Atenas Brasileira, Ilha do Amor, seja também conhecida como a Ilha do Esporte”, destacou o prefeito.

O JELS contou com quatro modalidades coletivas (futsal, vôlei, basquete e handebol) e oito modalidades individuais (atletismo, xadrez, tênis de mesa, ginástica artística, badminton, vôlei de praia, judô e natação). Foram 214 jogos das modalidades coletivas e individuais com etapas Infantil masculino e feminino (12 a 14 anos) e Infanto masculino e feminino (15 a 17 anos). Na cerimônia, 402 alunos foram premiados com medalhas de ouro, 360 com medalhas de prata e 250 alunos premiados com medalhas de bronze.

“O esporte é essa ferramenta que faz com que esses jovens possam ser grandes cidadãos no futuro, e estamos mostrando nesta cerimônia que o poder público pode fazer muito pelo esporte. Hoje estamos escrevendo uma nova história para o esporte de São Luís. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide e a Deus pela oportunidade que nos dá de estarmos nesta noite celebrando os campeões dos jogos”, ressaltou o secretário de Desportos e Lazer (Semdel), Ricardo Diniz.

Campeões

Entre os ganhadores, uma das premiadas foi a atleta Sthephany Amorim, de 14 anos, da Escola Divina Pastora do bairro Tirirical, que levou três medalhas de ouro, na natação – nas modalidades de 50 metros peito, 100 metros peito e 200 metros. “Tem que treinar bastante e ter muito foco e eu agradeço a minha mãe, meu pai e o meu treinador que sempre me incentivaram a continuar com a natação, e é por isso que estou aqui hoje em um dia muito especial”, disse a atleta.

Já o Breno Frank, atleta de 13 anos, da Escola Cônego Ribamar Carvalho, do bairro Cohab, levou dois ouros pra casa, no salto em altura e nos 100 metros com barreira. Breno também atribuiu as vitórias ao incentivo e apoio da família e dos seus professores. “Primeiramente eu agradeço aos meus professores, ao professor Márcio e professora Silma, que sem eles eu não estaria aqui hoje, me ensinaram muito, e eu agradeço também aos meus pais, e meus amigos que sempre me apoiaram”, disse o atleta.

Convidada

Convidada especial da noite, a atleta olímpica brasileira de vôlei, Virna Dias, falou com as famílias e atletas presentes na cerimônia. Virna que esteve presente nas principais conquistas do voleibol brasileiro, tais como a medalha de ouro no Grand Prix de 1994 e os vice-campeonatos do Campeonato Mundial, além de outras conquistas, lembrou que foi a partir do esporte na escola que ela trilhou o caminho até às olimpíadas.

“Esse evento me lembrou a minha infância porque a minha história como atleta do esporte começou na escola, foi através dos jogos escolares que eu fui convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira e esse e esses sonhos se propagou por três Olimpíadas. Então vocês atletas não desistam do sonho de vocês, estudem, se dediquem. Se alimentem bem. Não usem drogas, não usem bebidas alcoólicas. Eu queria parabenizar os seus pais que estão incentivando a carreira de vocês. Parabéns, que vocês sejam eternos guerreiros e vencedoras”, disse a campeã olímpica.

Estiveram presentes no evento comemorativo, além dos atletas, familiares, professores, técnicos, diretores, deputados e representantes da organização do evento, os secretários municipais Felipe Falcão (Semit), Liviomar Macatrão (Semapa), Diego Rodrigues (Semad), Caroline Salgado (Semed), o controlador-geral do Município, Sérgio Mota; e os secretários adjuntos da Semdel, Débora Pinheiro e Arnaldo Murad e o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), além de dirigentes das federações esportivas.