Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Basquete de rua proporciona que jovens tenham acesso ao esporte e cultura

No último sábado (31), ocorreu a final do Basquete Maranhense 3×3 no bairro do Vicente Fialho, em São Luís. A equipe Golden Boys levou vantagem e foi campeã na modalidade masculina, enquanto a equipe Lance Livre se consagrou a vencedora feminina.

A competição foi organizada pela Liga Urbana de Basquete de Rua do Maranhão (Lubarma), e levou muita animação e diversão para toda a comunidade, com a realização de shows ao final das partidas. Com a participação de 38 equipes, dividas entre masculino e feminino, o evento contou com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), via lei Estadual de Incentivo ao Esporte e Cultura.

“A Cemar é uma empresa que acredita e investi em ações transformadoras, e nossa luta é pra isso mesmo, converter essa realidade problemática em oportunidade e solução, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades menos favorecidas”, acrescenta Billy.

Para o coordenador do “Nós na Comunidade”, organização comunitária que desde 2007 ajuda a promover a cultura, esporte, arte, profissionalização e educação, Billy Wesley, o evento proporcionou a celebração da paz entre os competidores.

“Apesar de um evento eminentemente jovem, estavam nas arquibancadas pais, mães, namoradas e amigos, para entender e testemunhar esse ritual sagrado que tem as ruas como seu palco sagrado. O campeonato mexeu com uma diversidade de pessoas, classes e origens, que estão no meio do campo, de disputas e concorrências, mas que entraram para celebrar um jogo de paz e da alegria”.

Para jogadora, Ana Caroline Silva, “quando as praças esportivas são abertas e os atletas contam com apoio do setor público e privado, a aproximação dos jovens e das comunidades com a prática esportiva é facilitada, permitindo uma alternativa de lazer tanto para quem está jogando quanto para quem está assistindo”.