Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Argentino assume a tarefa de levar o Sampaio Basquete ao BI-Campeonato da LBF

O Sampaio Basquete anunciou nesta terça-feira suas primeiras contratações para a LBF CAIXA 2019. Para o comando da equipe, a novidade é Cristian Santander, que deixa a Seleção Argentina para comandar o campeão brasileiro em 2016. Dentro de quadra, a primeira jogadora confirmada é a pivô Agustina Leiva, argentina que disputou a última temporada por Presidente Venceslau e campeã Sul-Americana com Santander.

“Estou muito feliz de poder chegar a uma das melhores Ligas do continente. É um grande passo na minha carreira. Conheço bem a LBF e a conhecerei ainda mais pouco a pouco. Tenho as melhores expectativas para fazer um grande campeonato e levar o Sampaio a alcançar grandes coisas”, diz o novo treinador do Sampaio.

Já Leiva está feliz em retornar ao país. “Estou muito contente em voltar ao Brasil, já que gostei muito de jogar aqui no ano passado e poderei seguir crescendo profissionalmente. Com um campeonato maior, com mais equipes, será bem difícil, mas pensaremos alto”, declara a pivô.

Santander, de 46 anos, estava desde 2013 a frente das Gigantes, apelido da seleção argentina, que sob o seu comando viveu uma das melhores fases de sua história. Conquistou os Jogos Odesur em 2014, no Chile, além de três pratas, incluindo a Americup 2017, sediada em Buenos Aires. Mas o auge veio no Sul-Americano 2018, em Tunja, na Colômbia. Sob o comando de Santander e com Meli Gretter inspirada em quadra, as argentinas derrotaram as brasileiras na final e conquistaram o troféu que não venciam há 70 anos.

Natural de Buenos Aires, o técnico também comandou a seleção chilena de 2007 a 2012. Antes disso, já havia sido assistente da seleção argentina por seis anos, entre 2000 e 2006.

Santander sabe que vai encontrar pela frente uma torcida bastante apaixonada. “Sei como a torcida acompanha a equipe, gosto muito desse apoio. Espero que a equipe possa rapidamente se identificar com seus torcedores”, diz.

“Também espero em breve conhecer a torcida tricolor”, acrescenta Leiva.

Segundo o treinador, o elenco que disputará a LBF CAIXA 2019 em busca do bi está praticamente definido, com os demais nomes sendo divulgados na próxima semana.

Agustina Leiva tem 22 anos e 1,85m. Estreou na LBF CAIXA em 2018, com a camisa de Presidente Venceslau. Registrou médias de 11,5 pontos e 5,4 rebotes em 19 partidas, e sua melhor atuação teve 22 pontos contra o próprio Sampaio, que acabou sendo o algoz venceslauense nas quartas de final.

Representando a La Liga Argentina, foi uma das participantes do 1º Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas LBF. Na Argentina, conquistou títulos e chegou ao final four da Liga Argentina com o Deportivo Berazategui, aurinegro da região metropolitana de Buenos Aires.