Árbitro maranhense da Fefusma é destaque na Taça Brasil Sub-20

O Maranhão está fazendo bonito na Taça Brasil de Clubes Sub-20 Masculino do Futsal – 1ª Divisão, competição que está sendo realizada na cidade de Igarassu (PE). O Estado nordestino não possui nenhuma equipe disputando o torneio nacional, mas, mesmo assim, é motivo de elogios. E tudo porque o árbitro maranhense da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma), que também é integrante do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Ivan Araújo Soeiro, vem atuando muito bem na competição, que teve inicio no último domingo (12).

Ivan Soeiro é o único árbitro do Maranhão atuando na Taça Brasil de Clubes Sub-20 e tem mostrado, a cada jogo apitado, o alto nível da arbitragem maranhense no futsal. Até agora, ele já apitou em todas as três rodadas realizadas na competição.

Nas duas primeiras rodadas, Ivan Soeiro atuou como árbitro principal. Ele foi o dono do apito nas seguintes partidas: Santa Cruz (PE) x Associação Desportiva Ácrata (AL) e Maranguape (CE) x Associação Desportiva Ácrata (AL). Na rodada seguinte, no jogo entre Grêmio Recanto da Criança (AM) e Associação Desportiva Ácrata (AL) foi o segundo árbitro.

“É uma satisfação estar trabalhando em mais uma competição nacional. Quando recebo uma convocação é como se fosse a primeira e me sinto honrado em poder sair do Estado e mostrar o trabalho que fazemos ao longo de dezesseis anos na arbitragem. Procuro sempre estar atualizado  e preparado para trabalhar tanto no Maranhão como fora do Estado em competições nacionais. Além do mais, ampliamos os conhecimentos e fazemos novas amizades que é o que ficará quando eu parar. Ainda me sinto bem em continuar”, declarou Ivan Soeiro.

Qualificação

Uma das razões para as boas atuações do árbitro maranhense na competição nacional se deve ao esforço da Fefusma em qualificar o seu quadro de arbitragem. Regularmente, a entidade realiza cursos para formação, reciclagem, além da tradicional pré-temporada para árbitros e anotadoras.

“A busca da Federação de Futsal do Maranhão na qualificação dos seus oficiais de arbitragem com a realização de cursos, palestras, clínicas e as pré-temporadas são fatores determinantes para a satisfação dos clubes e contribui, decisivamente, para a melhoria da prática da modalidade em nosso Estado. Nos últimos dois anos, conseguimos, com a implantação desta filosofia, formar e qualificar árbitros em pelo menos 40 municípios e, através deste projeto, realizamos uma renovação em nosso quadro de oficiais de arbitragem que culminou com a inclusão de 42 novos árbitros e anotadores, estes divididos em oito municípios além da capital o que nos garante atender a grande demanda das competições em nosso Estado”, comentou Ronaldo Baldez, diretor de arbitragem da Fefusma.