Noticia em Destaque

Alunos do SESI Maranhão competem nos Jogos da Juventude em três modalidades

–Das 18 modalidades esportivas disputadas de 1º a 16 de setembro nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, São Paulo, a Escola SESI São Luís compete em três delas: vôlei, natação e ginástica artística. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e reúne mais de 4 mil estudantes de todos os estados.    

A classificatória maranhense para os Jogos da Juventude ocorreu em agosto durante os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs / ParaJEMs 2023). A competição estadual reuniu 1.600 escolas de 114 municípios maranhenses.    

Os campeões do JEMs 2023, com idade entre 15 e 17 anos, irão representar o Maranhão nos Jogos da Juventude, no interior de São Paulo. Os competidores da Escola SESI São Luís são os alunos Felipe Barros Morais, que conquistou quatro medalhas de ouro na natação; Marianny Souza Roques, que alcançou o 1º lugar geral em ginástica artística, e o time campeão de voleibol infanto masculino.   

A competição é dividida em três blocos, todos no mês de setembro. O voleibol será de 5 a 11, a ginástica artística de 5 a 9 e a natação de 12 a 15 de setembro. Ano passado, os alunos Felipe Barros e Marianny Souza participaram dos Jogos da Juventude e em 2019 o aluno José Manoel sagrou-se campeão no judô.    

O professor de Educação Física da Escola SESI São Luís, José Alex Ricarte Leitão, ressaltou que o esporte tem um papel fundamental na formação e se torna uma ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento integral dos alunos, no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais dos estudantes.    

Mais de 2 milhões de estudantes de todo o país participaram das etapas classificatórias em seus estados para chegar aos Jogos da Juventude. Tainá Paixão, armadora do Basquete Sampaio, é uma das atletas que passaram pelos Jogos da Juventude.     

Além dos Jogos da Juventude, o aluno Ariel Alves Chaves, da Escola SESI Bacabal, competirá na modalidade lançamento de martelo e arremesso de peso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), em Brasília, entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro. No JEBs disputam atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, de instituições de ensino pública e privada. Os melhores do JEBs se classificam para o Sul-Americano que será realizado no Chile, em dezembro deste ano.