Plantão de Noticias

Aluno do IFMA vence copa nordestina de taekwondo

O aluno Luis Henrique da Conceição, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, conquistou a medalha de ouro na disputa da Copa Open Regional Nordeste de Taekwondo, que foi sediada na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, no mês de maio. O atleta competiu na categoria de até 55 quilos. A Copa é realizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo e vale pontos para o ranking nacional.

Com a vitória, Luis Henrique garantiu vaga para a disputa do Grand Slam Brasileiro 2023, uma das competições nacionais mais importantes da modalidade, a ser realizado no Rio de Janeiro, no período de 24 a 28 de novembro. Em 2019, o aluno também foi campeão nordestino, quando o evento reuniu os atletas em Fortaleza. “Fui classificado para o Grand Slam e fiquei em segundo lugar na competição nacional”, lembra Luis Henrique.

Aos 16 anos, o aluno conta que sua trajetória iniciou no taekwondo há cinco anos na escola Marinalva Soares Guimarães. “Comecei com o projeto Taekwondo nas Escolas. Em seguida, migrei para a academia LC Taekwondo e estou lá até hoje”, afirmou.

Aluno do primeiro ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Luis Henrique dedica a manhã aos estudos no IFMA e as tardes aos treinos na academia LC Taekwondo. Lá, além de treinar, Luis Henrique dá aulas para cerca de vinte crianças. “É uma forma de repassar o que já aprendi”, acrescenta.

No esporte, a trajetória de Luis Henrique foi marcada por muitas conquistas. “Já conquistei títulos nos Jogos Escolares de Caxias, nos Jogos Escolares Maranhense, além de outros regionais”, destacou.

Em 2021, ele foi vice-campeão na seletiva fechada do Open Nordeste. “No Grand Slam, que é a seletiva para a seleção brasileira, Luis competiu com atletas que estavam na seleção. Ele inclusive tirou o campeão da categoria”, pondera o professor Antonio Costa, da academia LC Taekwondo.

Na avaliação do professor, a dedicação de Luis Henrique faz diferença para a obtenção de todos esses resultados expressivos. “Essa dedicação se transforma sempre em bons resultados. Como exemplo, vale citar que ele irá participar dos Jogos da Juventude 2022, que acontecerão de 02 a 17 de setembro, em Aracaju, Sergipe. Devido aos títulos, ele já está classifcado”, comemora o professor.

Antonio Costa menciona ainda que Luis Henrique está bem ranqueado na federação e confederação taekwondo. “Ele é filiado à Confederação Brasileira de Taekwondo, sendo um atleta que está em terceiro lugar no ranking nacional na categoria dele”, informa o professor.

Após a conquista na Copa Open Regional Nordeste de Taekwondo, Luis Henrique visitou o diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão Soares. Na oportunidade, o aluno contou sobre sua trajetória e falou sobre seus planos nos âmbitos acadêmico e do esporte. “Nos enche de orgulho ter Luis Henrique como nosso aluno”, disse o diretor. “Conhecendo a trajetória dele e sabendo dos sonhos, é possível avaliar as possibilidades institucionais de colaborar com seus projetos”, pondera.

O diretor também avaliou como positiva a atuação do professor Antonio Costa, da academia LC Taekwondo. “É um profissional que está fazendo a diferença, através do taekwondo, na história de muitas pessoas. Lembro que, em 2019, a aluna Valéria Lorrana Soares Sousa, do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, conquistou a medalha de prata no terceiro Open Magnólia de Taekwondo. Ela também é aluna de Antonio Costa”, concluiu.

Luis Henrique garante que seguirá conciliando os estudos no IFMA e a prática do taekwondo. Ele também reconhece a transformação em sua vida proporcionada pela prática esportiva. “Tenho que agradecer a todas as oportunidades que surgiram a partir do taekwondo e isso foi proporcionado, sem dúvidas, pelos esforços da equipe da academia LC Taekwondo”, disse Luis Henrique.