Noticia em Destaque

ParaJEMs 2023: Governo promove inclusão e valoriza talentos no esporte paralímpico

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), deu início à programação dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs), edição 2023, neste 1º de junho. O cronograma, que conta com as modalidades de natação, bocha e atletismo, ocorre até sábado (3) e trata-se da etapa classificatória para a competição que deve ocorrer em Belém, no Pará.

Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes, o estímulo do governo ao esporte paralímpico no Maranhão é uma forma de promover a igualdade, a inclusão, valorizar os esforços dos pais, reconhecer os talentos e, sobretudo, promover a saúde e o bem-estar.

“Hoje, inicia-se as modalidades de natação, atletismo e bocha. Esta competição funciona como classificatória para a etapa regional nacional que acontecerá em Belém, de 8 a 12 de agosto. Então, é o Governo do Estado fomentando cada dia mais o esporte às pessoas com deficiência. É uma iniciativa que traz alegria aos olhos deles, você vê no convívio, vê a valorização e dedicação dos pais. E serve, ainda, de motivação para as pessoas que têm saúde plena”, pontuou o secretário da Sedel.

Para o coordenador de Paradesporto, José Henrique Azevedo, a competição deste ano foi pensada para contribuir não só com o desenvolvimento social dos jovens com deficiência, mas para projetar uma futura carreira paradesportiva nacional.

“A expectativa é a melhor possível, estamos com 12 municípios e 75 atletas na modalidade de atletismo, seis na natação e 15 na bocha, entre masculino e feminino. Esta competição já faz a eliminação para ir para Belém. Este é um trabalho que estamos fazendo nos municípios e na capital, pensando em ter esses atletas, daqui a quatro ou cinco anos, em uma seleção de paradesporto”, pontuou o coordenador esportivo.

A atleta Maria Clara Castro fala do quão importante tem sido para a sua confiança e autoestima participar, junto aos seus colegas, do ParaJEMs 2023. “Eu tô feliz, porque eu já tinha saído da cidade, mas nunca em grupo com meus colegas. No coração, eu sinto muita alegria monstra e estou nervosa também. Estou feliz de estar participando”, afirmou a esportista.

Mãe da atleta Maria Clara Castro, Roseane Fernandes defende a participação ativa da filha nas atividades esportivas escolares e destaca que a sociedade deve mudar a perspectiva em relação às pessoas com deficiência.

“Tem muitos pais que parecem esconder a deficiência dos filhos. Para nós, quando recebemos esse convite, foi muito importante porque eles são pessoas capazes de realizarem os seus sonhos, as vontades de sair, de se divertirem e competirem também”, disse Roseane.

Mãe do nadador Pedro Souza, Lourdes Meire Campos Souza ressalta a importância de ver a evolução esportiva do filho, e encoraja os pais a proporcionar a prática esportiva às crianças e jovens com deficiência como forma de contribuir para o desenvolvimento social e educacional.

“Eu me sinto muito orgulhosa e satisfeita, é uma luta. Hoje, ver ele seguindo esse desenvolvimento maravilhoso é uma satisfação muito grande. O ParaJEMs representa tudo de bom, o que temos para dar para os nossos filhos é o esporte, é uma luta minha há muito tempo. Seria muito bom que todos os pais fizessem esse esforço e chegassem a esse momento”, afirmou Lourdes.