Noticia em Destaque

Delegação do Maranhão participa de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros no RJ

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), garantiu a participação de 279 atletas, técnicos e dirigentes da delegação do Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022. A festa de abertura aconteceu na noite de última quinta-feira (3), na Galeria da Arquitetura, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Um dos momentos mais aguardados pelos atletas, durante a cerimônia de abertura, foi o desfile das 27 delegações, quando alguns dos estudantes carregaram as bandeiras de seus estados. A dinâmica multicolorida das bandeiras e a mistura de sotaques elevaram o potencial da festa, marcando a abertura dos jogos.

Com a integração do público, outro ponto alto da abertura foi o acendimento da pira dos jogos, conduzida pelos embaixadores: Giba, ex-jogador de vôlei, medalhista de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004; Rafaela Silva, campeã olímpica e mundial brasileira de judô; Maurren Higa Maggi, medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008; e o velocista André Domingos da Silva, medalhista de prata no revezamento 4×100 metros rasos nas Olimpíadas de Sydney em 2000. 

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes; do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDe), Antonio Hora Filho; do presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar (Femade), Hamilton Ferro, entre outras autoridades.

Naldir Lopes destacou o valor do trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão em prol do esporte no estado, o que garantiu a participação dos atletas maranhenses na etapa nacional. “O que está acontecendo aqui, no Rio de Janeiro, é uma consequência de um trabalho desenvolvido lá atrás, ainda nos Jogos Escolares Maranhenses, o JEMs, onde proporcionamos uma sólida base de competição estadual, para que esses atletas possam trazer o nome do nosso estado para todo o Brasil”, comentou o secretário.

O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ressaltou a importância do trabalho coletivo para o sucesso do evento e reafirmou o comprometimento de toda equipe JEBs em realizar a melhor e maior competição escolar do país. E aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de inclusão e participação do esporte escolar, que deve sempre falar mais alto que a competitividade que se encontra nas disputas do esporte em alto rendimento.

“Hoje se concretiza um sonho que brotava nos corações de várias gerações de pessoas que almejam um futuro melhor para nossas crianças de nosso país. Esse sonho que estava represado, hoje se torna realidade, devido a todo o trabalho realizado coletivamente. Realizaremos o melhor JEBs de todos os tempos para os nossos estudantes-atletas e professores”, completou Antônio Hora Filho.

Coordenando a parte técnica e esportiva do Maranhão, o presidente da Femade e professor de Educação Física, Hamilton Ferro, pontuou sobre a presença dos atletas do estado no evento. 

“Essa projeção do nosso estado nas competições nacionais se deve a todo um trabalho realizado em parceria firmada entre a Femade e o Governo do Maranhão, em ações que são realizadas na etapa estadual dos jogos estudantis. Seguimos trabalhando firmemente e com otimismo de que sairemos daqui vitoriosos, não só pelos títulos ou medalhas, mas pelo engrandecimento dos nossos atletas, por essa experiência vivida nesses dias de competições”, afirmou Hamilton Ferro.

Programação

Até o dia 15 de novembro, o Rio de Janeiro será palco da edição dos Jogos Escolares Brasileiros, competição seletiva para o campeonato sul-americano disputado no final do ano no Brasil. 

O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. 

Ao todo, estima-se a participação direta de quase 8 mil pessoas entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e, claro, estudantes-atletas de todas as partes do país que contam os dias para o início das disputas. Um detalhe especial é a maior participação das meninas no evento, com mais de 2.500 estudantes. 

Os JEBs deste ano são realizados em 18 modalidades: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance. 

Além do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição também ocorre na Universidade da Força Aérea (UNIFA) e no Complexo Esportivo de Deodoro, bairro localizado na Zona Norte carioca. A entrada nos locais de disputa é franca. É possível acompanhar todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros ao vivo, pelo canal da CBDE, no Youtube.