7 filmes sobre esportes para assistir na Netflix

Desde que o isolamento social começou, os fãs de esportes ficaram “ófãos” de jogos e campeonatos. Uma forma de matar a saudade do mundo esportivo é conferir os filmes e documentários sobre o tema presentes nas plataformas streaming. Para facilitar sua busca, selecionamos 7 filmes sobre esportes para assistir na Netflix. 

A maioria dos filmes são em inglês, com versão dublada, mas alguns possuem somente a opção legendada – o que pode ser um bom método para treinar o ouvido e a compressão para o idioma. Quem quiser se aprofundar no aprendizado da língua inglesa pode aproveitar os apps gratuitos de idiomas. O app Babbel está oferecendo curso de inglês grátis neste período, sendo este um dos apps mais recomendados do segmento. Já pensou sair da quarentena com uma nova habilidade, sem gastar nada?  

Seja para conhecer mais sobre o mundo dos esportes ou reforçar os estudos de idioma, os 7 filmes a seguir são grandes aliados nesta quarentena. Então, vamos à lista! 

Raça 

Existem momentos no esporte que marcam a história da humanidade. A vitória de Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlim, é uma delas. O filme Raça faz um relato sobre a trajetória de Jesse, um atleta americano, negro, que ganhou quatro medalhas de ouro em pleno crescimento do nazismo alemão. Além do esporte e da superação, o roteiro traz à tona temas como preconceito, racismo e política. 

Gold Stars: a História Oficial da Copa do Mundo FIFA 

Lançado em 2018, no ano da Copa do Mundo da Rússia, Gold Stars é um documentário dividido em três episódios, que apresenta em cada um deles grandes momentos do campeonato mundial de futebol. A minissérie faz um apanhado geral da competição, desde 1930 até a Copa de 2014, que teve o Brasil como palco. 

Um homem entre gigantes 

Link: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-225176/ 

Imagem: Divulgação Columbia Pictures 

Há alguns anos, uma grande polêmica surgiu entre os jogadores de futebol americano: o diagnóstico de traumas cerebrais nos atletas, devido aos impactos sofridos nas jogadas. O responsável pela descoberta foi Bennet Omalu, médico neuropatologista forense, representado por Will Smith, que começa uma verdadeira guerra contra as instituições esportivas para levar a verdade à todos com discussões sobre a segurança do esporte. 

Escalando Dawn Hall 

Para aqueles que tem uma preferência por esportes de aventura, a dica é o documentário Escalando Dawn Hall, que mostra a vida dos alpinistas Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson. O topo do El Capitan, do Parque Nacional de Yosemite, é a escalada retratada no filme, uma jornada de 19 dias. Vale a pena conferir como é a realidade de quem gosta de se arriscar pelo mundo. 

Mais forte que o mundo – A história de José Aldo 

Um filme brasileiro que retrata a história do lutador José Aldo, duas vezes campeão do UFC na categoria peso-pena. O roteiro apresenta desde a infância violenta do atleta, passando pela descoberta da luta como válvula de escape, até o momento em que decide buscar oportunidades dentro dos ringues. Uma boa representação do que os atletas brasileiros enfrentam para obter reconhecimento.  

Coach Carter: Treino para a vida 

Imagem: Divulgação Paramount 

Baseado em fatos reais, o filme conta a história do treinador Carter que, em 1999, suspendeu o time do ensino médio que treinava e era invicto na competição por conta das notas baixas dos jogadores. Dessa forma, ele criou um novo regime, que incluía o bom desempenho na escola como parâmetro, para que os atletas sejam tão bons na vida quanto são em campo. Uma curiosidade é que Carter, antes de treinador amador, era dono de uma loja de artigos esportivos, tendo desenvolvido essa estratégia por conta própria.  

Ladies First 

Para muitos jovens, as oportunidades de crescer no mundo dos esportes é praticamente nula, especialmente para os mais pobres. Deepika Kumari veio um ambiente complexo na Índia e, mesmo assim, se sagrou como uma das melhores arqueiras do mundo. No documentário Ladies First, de 2018, é possível conhecer a história completa da atleta. Sua trajetória é tão importante que ganhou um vídeo especial no Olympic Channel, o portal oficial das Olímpiadas. 

Todos os 7 filmes sobre esportes para assistir na Netflix presentes nesta lista são verdadeiras inspirações e histórias de superação. Além desses títulos, existem outras boas opções no catálogo da operadora de streaming, ideal para espantar o tédio do isolamento social e manter presente aquela sensação que só o esporte é capaz de oferecer.