Xadrez infanto movimenta o sábado (14) em São Luís

O sábado (14) foi bastante movimentado na quadra da Escola Magnólia, no bairro da Forquilha, em São Luís. As disputas da etapa infanto do xadrez, da 45ª Edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), resultaram em definições de títulos.

Giovanna Piovacari conquistou o que na modalidade xadrez chamam de blitz. Trata-se de um circuito de sete partidas que, ao fim, quem somar mais pontos vence e fica com o título.

Com apenas 15 anos, a jovem maranhense já coleciona muitos prêmios. Nos JEMs, é bicampeã infantil (2015 e 2016) pela escola Divina Pastora. Este ano, foi campeã pela escola Educallis.

Apaixonada pela cultura japonesa, a jovem atleta sonha alto e almeja disputar o campeonato mundial de xadrez. “Eu tenho uma vontade muito grande de disputar [no Japão]. Cada lugar tem seu estilo de jogo e conhecer todos seria muito legal”, disse Giovanna.

O amor pelo xadrez é tamanho que a jovem esportista, que pretende seguir a carreira de designer de jogos, já planeja projetar um game que envolva a modalidade. “Jogar xadrez é mais que uma diversão. Eu quero ser designer de jogos e se der vou fazer um jogo que envolva xadrez. É uma coisa que realmente gosto de fazer”, finalizou.

Os JEMs são promovidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).