O Sampaio Corrêa foi representado na reunião do departamento técnico pelo diretor de futebol Nílson Garcia, ontem à noite, na sede da FMF. O dirigente do Tricolor apoiou integralmente e até aplaudiu a decisão da entidade de mudar o calendário de 2010 deixando o Campeonato estadual para o segundo semestre e começando o ano com a Copa União. “Foi a melhor solução e uma jogada inteligente da FMF”, elogiou Nílson Garcia.
COPA UNIÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE
Em vez do Campeonato Estadual, a temporada de 2010 no futebol maranhense começará com a Copa União. Essa foi a forma que o diretor do departamento técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, o Geografia, encontrou para fugir do problema da indefinição da Segunda Divisão de 2009, que está sub judice na Justiça Desportiva.
COMPETIÇÃO NOVA
Como a Copa União será uma competição nova, FMF vai promovê-la com a participação de 11 times, incluindo Moto Clube, Viana e Santa Quitéria, que ainda estão envolvidos no imblóglio da Série B. Fica de fora apenas o Chapadinha. Os outros 11 times serão JV Lideral, Sampaio, MAC, Iape, São José, Nacional, Bacabal e Imperatriz.
VAGA PARA A COPA DO BRASIL
A Copa União substituirá a Taça Cidade de São Luís, que não será disputada em 2010. O Campeonato Maranhense ficará para o segundo semestre, depois da Copa do Mundo. A inversão do calendário foi aprovada por maioria de votos (23 x 11) na reunião do conselho arbitral.
Para motivar a Copa União, o campeão do torneio terá direito a uma vaga na Copa do Brasil de 2011. A outra vaga será do campeão do Estadual, bem assim como a vaga maranhense para a Série D do Brasileiro de 2011.
