TEAM do MTB é formado por família apaixonada pelo ciclismo

Os espaços da sala de uma aconchegante casa em São José de Ribamar, no interior de São Luís, guardam a memória, conquistas e a história de uma família de gerações de ciclistas. As relíquias na forma de medalhas, troféus e placas dos números utilizados nas competições dão boas vindas aos visitantes da residência do casal Juvenilson e Mayara.

Tudo começou em 2002 quando Juvenilson Barbosa da Silva resolveu passar a praticar o ciclismo de competição. Não tardou para seus irmãos, Evanilson e João Barbosa, passarem a ser atletas do ciclismo. Os irmãos Barbosa ganharam notoriedade na modalidade e ficaram conhecidos como “Triastros”.

TEAM – A paixão pelo ciclismo fez suas esposas e diversos atletas de São José de Ribamar passarem a pedalar com os irmãos, fazendo os Ribamarenses criarem o “CICLOBIKE TEAM”, em 2014 participaram com 17 atletas da Maratona XCM São Luís / Rosário, conquistando 11 pódios. Foi também a primeira vez que a tradicional prova contou com a categoria Feminino e o TEAM de Ribamar garantiu as três primeiras colocações. Em 2018 a equipe foi representada por 08 atletas e conquistou 05 pódios, a prova marcou o retorno de Mayara Rafaela (Esposa de Juvenilson), que esteve ausente das competições por estar gravida de sua filha Maysa. Mayara voltou após um ano e terminou na 4ª posição. “Foi uma prova muito difícil, a chuva forte fez a trilha ficar mais complicada e desafiadora, sofri três quedas, mas terminei com a graça de Deus”; afirmou Mayra Rafaela.

O jovem Juvenilson Junior (09 anos) é outro motivo de orgulho para o casal de ciclistas, ele é o caçula da equipe e em 2017 participou de 03 competições na categoria Kids. Junior é tímido e econômico com as palavras, mais na hora de pedalar tem garra, vontade e muita determinação, não admitindo ficar atrás de seus pais. Juvenilson Barbosa tem uma pequena oficina de bikes na porta de sua casa e não esconde a emoção ao falar de sua família e da paixão pelo ciclismo. O atleta exalta o grande avanço que a modalidade deu nos últimos anos, ressaltando a união dos grupos e o trabalho que a Federação Maranhense de Ciclismo vem desenvolvendo. “Há três anos todos nós do TEAM somos filiados a FMC, como atletas temos percebido o quanto o ciclismo cresceu no Maranhão e percebemos mais ainda esse crescimento e respeito quando disputamos provas em outros Estados” comentou Juvenilson, que concluiu falando do sonho que ele tem em realizar a 1ª Copa Ribamarense MTB XCO, em um circuito de 08 km na região do Mojó. O CICLOBIKE conta aproximadamente com 30 atletas que se reúnem nas tardes de domingo para realizar trilhas na Ilha em média de 80 km. Confira mais informações sobre o ciclismo maranhense clicando no site www.maciclismo.com.br.