Sedel beneficia cerca de 150 idosos com atividades físicas do Projeto “A longa vida”

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realiza, desde novembro, o projeto “A longa Vida”, que beneficia cerca de 150 idosos por meio de atividades físicas regulares, a fim de melhorar o bem-estar dessas pessoas. Os idosos acompanhados semanalmente por profissionais da área da saúde. A proposta do “A Longa Vida” é implantar núcleos de atendimento à prática de atividade física voltada para as pessoas idosas em diferentes municípios do Maranhão.

O primeiro núcleo do “A longa Vida” foi implantado em São Luís, nas instalações do Complexo Esportivo Canhoteiro e conta com idosos dos bairros Alemanha, Barreto, Centro, Coroado, Jordoa, Monte Castelo e Vila Palmeira, que buscam melhor qualidade de vida, por meio de caminhada orientada, exercícios corporais de ginástica e movimentos expressivos, musculação, dança, passeios, palestras, atividades de esporte, recreação e lazer.

“As atividades físicas melhoram muito o prazer de viver e de buscar mais saúde através do esporte. A gente se diverte muito, o corpo fica mais leve e a respiração fica melhor a cada aula. Os professores são bem atenciosos e divertidos, e a dança nem se fala, é ótima”, garante Regina Lourdes Martins Souza. Aos 58 anos, Regina trocou o sedentarismo por mais saúde, muita disposição e novas amizades.

Segundo o coordenador do projeto, Daniel Ferreira, investir em atividades físicas e na promoção da qualidade de vida para a terceira idade é um dos objetivos da nova gestão da Sedel. “Nossos gestores estão comprometidos em investir em projetos que beneficiam nossos idosos. Durante as aulas, oferecemos toda uma estrutura voltada à terceira idade, com equipe de profissionais para acompanhá-los”, disse Daniel.

As aulas/atividades acontecem as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, sob supervisão e acompanhamento de profissionais e estagiários da área de Educação Física. “Acreditamos que esporte e lazer são para todos, em todas as idades. É importante incentivar o idoso a manter um ritmo de vida ativa, já que a atividade física regular traz benefícios muito importantes para a vida”, disse o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, ao falar sobre o esporte como instrumento de inclusão e promoção do bem-estar em todas as faixas etárias.