Rally dos Sertões 2016 começa neste domingo com participação do Maranhense Marcelo Medeiros

Tudo pronto em Goiânia (GO) para a largada do Rally dos Sertões 2016, que será nesse domingo (03.09) e no qual um dos grandes favoritos da categoria Quadriciclos é o maranhense Marcelo Medeiros. Bi – campeão de sua categoria, em 2012 e 2015, o maranhense promete que vai brigar pelo Tri-Campeonato.
 
Medeiros foi um dos destaques da coletiva de imprensa do rally realizada na sexta (02.09) no Autódromo Internacional, da qual participaram os organizadores da prova, patrocinadores e todos os campeões dos Sertões de 2015. A mídia nacional e internacional está de olho no piloto maranhense após sua excelente campanha no último mês de janeiro deste ano, quando foi o brasileiro a chegar mais longe em uma edição do Rally Dakar. Nessa prova, Medeiros estava brigando pela liderança dos Quadris, até sofrer um acidente que o tirou da prova e que resultou em uma clavícula quebrada. mas já recuperado, o piloto garante que além do bom preparo físico, agora traz na bagagem mais experiência e maior controle emocional:
 
“Fiz muita fisioterapia para fortalecer a musculatura e treinei em dunas e terrenos arenosos. Estou bem, com a mesma equipe de ano passado, muito integrada e todos focados na mesma meta que é brigar pelo Tri – Campeonato. Quero dar esse presente a minha cidade São Luís, que no dia 08 de setembro fará 404 anos. Estarei em pleno rally, mas com essa meta na cabeça. E agora com mais experiência e controle emocional. Não basta acelerar, tem que preservar o veículo para não quebrar, e ir mantendo uma estratégia de nos permita chegar à vitória final”, revelou o piloto que conta com o patrocínio da CEMAR e do Governo do MA, via Lei estadual de Incentivo ao Esporte.
 
O Rally dos Sertões será disputado por 146 veículos, sendo 53 carros, 47 motos, 14 quadriciclos e 32 UTVs.  A prova que vai durar sete dias, terá um total de 3,212,17km, sendo 2.357,17 km conometrados. O percurso essa ano vai de Giôania (GO) a Bahia, e finalizando em  Palmas (TO); e tendo o arenoso deserto do Jalapão como grande desafio a ser vencido pelos pilotos, no trecho de maratona, no qual os mesmos não contam com nenhum auxílio de mecânicos ou da equipe.
 
No domingo (04.09) acontece a largada da prova. O primeiro dia tem como percurso o deslocamento de Goiânia a Padre Bernardo (GO), com um total de 364,54 Km. Essa etapa  especial começa com muitas subidas e descidas. Em uma região montanhosa, com muitas trilhas estreitas e sinuosas,  com abismos dos dois lados e muitos tops sem visão. O que exige total concentração dos pilotos e navegadores. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma especial de média velocidade, com poucas retas e a poeira será muito intensa.