Projeto “Mais Lazer para Todos” leva ações de lazer e esporte recreativo ao município de Água Doce do Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio do Projeto “Mais Lazer para Todos” leva, de 17 a 20 de fevereiro, ações de lazer e esporte recreativo ao município de Água Doce do Maranhão. A programação conta com atividades físicas, jogos, recreação e apresentações artísticas e culturais que atendem o público em geral, e visa desenvolver uma política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para a população maranhense.

Água Doce do Maranhão, localizada na região do Baixo Parnaíba, tem atualmente cerca de 13 mil moradores e é o quinto entre os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. A ação no município faz parte das estratégias do governo Flávio Dino que, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), pretende ampliar o acesso ao esporte e gerar maior integração, cidadania, inclusão social e oportunidades para milhares de pessoas

Ainda nesta quarta-feira (17), primeiro dia do projeto, haverá visita técnica com gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e parte da população para apresentação do projeto, bem como seleção do espaço físico para as atividades e alinhamento das competências das partes envolvidas.

A partir do segundo dia, o “Mais Lazer para Todos” realiza o curso de ‘Capacitação em Lazer’, que habilita cerca de 60 aguadocenses, dentre estudantes, profissionais de Educação Física, professores e agentes comunitários, para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios. O curso engloba aulas teóricas e práticas, com a carga horária de 20 horas certificadas.

No último dia de ação, o município de Água Doce do Maranhão vivencia o ‘Manhã de Lazer’, com atividades desenvolvidas pela equipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação. As atividades promovidas pelo “Mais Lazer para Todos” são alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, basquete, futebol de travinha, futsal, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, montagem e colagem.

A programação envolve, também, apresentações culturais e artísticas, brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As atividades são dirigidas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais.

O “Mais Lazer para Todos” já contemplou os municípios de Mirinzal, Porto Rico e Vitorino Freire. Ainda na primeira edição, o projeto passará por Belágua, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.

“Sabemos a importância do esporte para a formação cidadã. Por isso, estamos cada vez mais realizando projetos como o ‘Mais Lazer para Todos’, de caráter familiar, com atividades para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, dando a eles a oportunidade da prática esportiva na comunidade”, disse Gigi Moreira, assessor técnico da Sedel.