Primeira corrida trail do Maranhão atrai públicos de todas as idades

Existe idade para correr? O público que compareceu ao Desafio Bee 2015, primeira corrida trail do Maranhão, mostrou que não. Uma galerinha, com idade entre sete e doze anos, não só correu, como também, pulou, cantou, brincou muito na tarde deste sábado (26)..

“Brinquei de cabo de guerra, corri, fiz um monte coisa”, conta Hugo Napoleão, de oito anos. Luzilene da Silva, de 10, falou do que mais gostou .“Cantar e passar por baixo da corda”, disse aos risos.

O condutor das atividades de recreação para as crianças, Antônio Cunha Filho, também, se divertiu bastante e procurou desenvolver brincadeiras lúdicas enquanto os pais competiam. “Além de desenvolver a atividade física como benefício para a saúde, elas se entretêm enquanto os pais fazem a corrida”, relatou animado o professor de Educação Física.

Com este clima de diversão, o Desafio Bee 2015 levou, ainda, ações sociais e ambientais à Guarapiranga, em São José de Ribamar. O evento é pioneiro na modalidade trail no Estado. A criançada aprovou, tanto as da comunidade, como as que estavam com o papai ou mamãe atleta.

 A contadora Flávia Mendes Pinheiro, de 45 anos, falou dessa aproximação com o esporte. “Nós trouxemos as crianças para se divertir e criar gosto pelo esporte também”, disse. Ela não foi correr, mas o marido aproveitou a oportunidade. “Eu sempre procuro trazer a família porque envolve todo mundo. Meu objetivo é me divertir”, apontou o dentista Gustavo Gomes, de 39 anos.

Se turminha mais jovem chegou com todo gás, o pessoal da melhor idade mostrou que o tempo não diminuiu o vigor nem a vitalidade. “É minha terceira corrida de 6 km em trilha. O terreno está bastante acidentado, mas dentro do que a gente espera”, contou o professor de informática José Maria Araújo Costa, de 60 anos, após chegar da corrida.

O bancário Antônio do Nascimento, de 62, sentiu-se motivado pela atividade desafiadora. “O que me motivou foi a curiosidade de correr numa trilha e o desafio. Fico contente por ver que muita gente está aderindo esse tipo de evento. É muito gostoso correr junto a natureza”, ressaltou.

Aos 63 anos, o instrutor de autoescola Jessé Ramos da Silva aproveitou mais uma vez a chance de largar o volante e trocar as quatro rodas pelas próprias pernas. “Eu já participei de outras trilhas. Essa eu já tinha feito outras vezes, mas hoje ela está mais pesada”, afirmou.

Mais de 160 atletas participaram da competição, que teve estrutura montada à beira da praia de Guarapiranga.  Os apaixonados pelo esporte tiveram à disposição profissionais como massoterapeutas, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros. Além disso, houve distribuição de frutas e muita água.

 Veja a classificação:

12 Km – Masculino

1ª Werison Rodrigues – 49min25

2º Netto e Cia – 52min19

3º Orfileno Nóbrega – 54min33

12 Km – Feminino

1º Adriana Baptista – 1h08min48

2º Maria do Carmo Amorim – 1h13min57

3º Jamile Mota Amorim – 1h14min20

6 Km – Masculino

1º Joel Farias – 25min53

2º Steferson Lima – 26min21

3º Jorge Alex de Castro – 26min39

6 Km – Feminino

1º Maria Virlene Alencar – 27min01

2º Adelice de Castro Lima – 29min29

3º Diana Sousa Macedo – 29min41