Prefeitura promove oficina de badminton

Buscando popularizar o esporte badminton em São Luís, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), iniciou no fim da tarde desta quinta-feira (26) uma oficina de vivência deste esporte no Ginásio Tião, no Parque do Bom Menino. A oficina é aberta ao público e acontecerá toda quarta-feira às 17h.

“Essa é uma oportunidade de oferecer ainda mais atividade física as pessoas que visitam o Parque do Bom Menino para se exercitar e também uma forma de promover um esporte ainda pouco praticado em São Luís. O prefeito Edvaldo nos orientou a dar atenção a todas as modalidades esportivas e o badminton também terá nossa atenção. Queremos que as pessoas possam vir e pratiquem esse esporte”, declarou o secretário municipal de Desportos e Lazer, Jerry Abrantes.

O badminton é um desporto individual ou de dupla, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou peteca. O objetivo é fazer com que a peteca caia do lado adversário. Os atletas são separados por uma rede. Todo o material para a prática do esporte será disponibilizado, por meio de uma ação em conjunto Semdel e Federação Maranhense de Badminton (Febama).

Durante o primeiro dia de oficina, o objetivo foi mostrar à equipe da Semdel como funcionaria o projeto. Dezenas de pessoas que passavam pelo local tiveram a oportunidade de praticar este esporte e foram instruídos por atletas experientes e diretores da Federação, que estarão em todas as quartas-feiras para auxiliar e instruir os novos praticantes.

“Nosso objetivo aqui é mostrar como o badminton é um esporte gostoso de praticar. Queremos popularizar este nosso esporte. Felizmente conseguimos essa aliança com a Semdel e agora é tentar trazer o maior número de participantes para as nossas oficinas. No Maranhão, o badminton cresceu bastante e queremos continuar fazendo com que cresça ainda mais. Quem vier praticar vai gostar e tenho certeza que participará com frequência”, destacou Elizabeth Alves, diretora técnica da Febama.

Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. Segundo dados da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.

Este esporte se tornou olímpico desde as Olimpíadas de 92, mas nenhum brasileiro conseguiu conquistar medalha até agora. O Comitê Organizacional Olímpico (COI) vem trabalhando este tipo de ação para popularizar o esporte e tentar encontrar e lapidar novos talentos.