Prefeitura de São Luís inicia jogos da Copa das Escolinhas neste sábado (30)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realizará neste sábado (30), o início dos jogos da “Copa das Escolinhas – Resgatando Vidas”. Serão iniciadas as disputas nas modalidades: futebol de campo e futsal, nas quais estão inscritas 80 equipes, que disputarão um total de 180 jogos.

A Copa das Escolinhas beneficia crianças e adolescentes que participam do programa ‘Movimento e Resgate – Escolinhas da Semdel’. O projeto, que tem como principal objetivo desenvolver ações de educação, esporte, cultura, lazer e inclusão social, integra a gestão do prefeito Edivaldo.

A partir das 8h30, deste sábado (30), os jogos de futebol de campo começarão na regional da Cidade Operária, no Campo do Chicão, nas categorias mirim e infantil. Simultaneamente, acontecem a abertura da competição de futsal nas categorias mirim, infantil e infanto, no Ginásio Tião, (Parque do Bom Menino).

Na regional Cohab/Cohatrac, o início dos jogos de futebol de campo ocorrerá no Campo Fecurão nos dias 13 e 14 de fevereiro, a partir de 8h30. Os jogos da regional da Zona Rural começarão no domingo (31), às 8h30, no Campo União (Vila Itamar).

COMPETIÇÃO

A primeira etapa regional de futebol de campo é classificatória, com sistema de disputa por chaves. As equipes vencedoras acumulam três (3) pontos; em caso de empate, cada equipe acumula um (1) ponto. Na segunda etapa regional, começam as eliminatórias. Campeões e vice-campeões de cada categoria seguem para a fase final, disputando a etapa principal entre as cinco regionais (Cidade Operária, Itaqui Bacanga, Cohab/ Cohatrac, Zona Rural e Centro). Os vencedores desta última fase serão os campeões gerais de cada categoria – mirim, infanto e infantil. A mesma lógica rege o campeonato de futsal.

MOVIMENTO E RESGATE

O programa “Movimento e Resgate – Escolinhas da Semdel” é um projeto sócio-esportivo voltado para crianças e adolescentes das comunidades de baixa renda, que residem em áreas de elevado risco social.

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Semdel, tem capacidade para atender mais de cinco mil pessoas. São 62 escolinhas organizadas para receber jovens entre 10 a 17 anos, todos devidamente matriculados na rede pública de ensino, com frequência escolar regular.

Nas comunidades que integram o projeto, três vezes por semana, são realizadas as oficinas esportivas, que abrangem as modalidades de futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, futebol de campo, atletismo e capoeira.