Políticas públicas de esporte são discutidas com gestores municipais

Com o objetivo de debater a integração estadual das políticas públicas direcionadas ao esporte no Maranhão, foi realizado, no sábado (7), em São Luís, o primeiro Encontro Estadual dos Secretários e Gestores de Esporte e Lazer. O evento reuniu representantes de 67 municípios maranhenses e foi marcado pela criação do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Maranhão.

“Estamos iniciando aqui um novo momento e asseguro que seremos guiados sempre por uma atuação democrática, participativa e transparente. Nossa intenção no evento é fortalecer as secretarias dos municípios maranhenses, tornando efetivo o trabalho dos gestores aqui presentes”, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, eleito por unanimidade presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais do Esporte e Lazer, na sexta-feira (6).

Presente no evento, a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, destacou a importância de um espaço para promoção do diálogo sobre o tema. “É grande a importância e a responsabilidade do secretário Márcio Jardim na área do esporte, mas nós já sentimos que o atual governo vai ser diferente”, afirmou.

O capitão pentacampeão mundial, Cafu, que também esteve no evento, afirmou que a prática do esporte é uma das ferramentas mais transformadoras na vida das crianças. “A discussão de hoje deve ser sobre como incluir a criança na sociedade por meio do esporte. Se vocês juntarem forças isso se torna realidade. E, ao alcançar a criança você alcança a família”, disse.

Cássia Damiani, do Ministério do Esporte, apresentou os programas do Governo Federal voltados para os municípios, abordando os preceitos da política nacional do esporte. O presidente da Sociedade Brasileira de Legislação Esportiva, Wladimyr Camargos, falou sobre o Sistema Nacional do Desporto e a reforma da legislação. Na ocasião também foi discutida a Lei de Incentivo ao Esporte e feita a apresentação do projeto para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015.

O momento final do encontro foi reservado para a constituição do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Maranhão. O secretário Márcio Jardim explicou qual o papel do fórum e a pertinência da atuação de uma associação como essa junto ao Governo do Estado.

Além dos gestores estaduais de esporte e lazer do estado, estiveram presentes no encontro representantes do Ministério do Esporte; a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes; o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Juventude, Paulo Romão; e o secretário municipal de Esporte e Lazer de Imperatriz, Saulo Dino.

Diretoria do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Maranhão

Presidência: São Luís

Vice-presidência: Município de Marajá do Sena

Coordenação da Região Norte: São José de Ribamar e Santa Inês

Coordenação da Região Leste: Timon e Matões

Coordenação da Região Sul: Imperatriz e Balsas

Coordenação da Região Oeste: Pinheiros e Viana

Coordenação da Região Central: São Domingos do Maranhão e Bacabal