Plan International Brasil, Fundação Cruyff e prefeitura de Timbiras (MA) inauguram primeira quadra Cruyff Court do Nordeste

No próximo sábado, 14 de dezembro, das 8 às 12 horas, representantes da organização não-governamental Plan International Brasil, da Fundação Cruyff e da prefeitura municipal de Timbiras (MA) vão inaugurar a quadra Cruyff Court Maria Angela Machado. Esta é a primeira quadra que a Fundação Cruyff constrói na região Nordeste, depois de entregar unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O espaço funcionará como um ponto de integração, lazer e prática esportiva para meninas, meninos e toda a comunidade. Para o evento de inauguração, estão programados jogos amistosos das meninas do projeto La League e também de meninos e jovens do município.

O projeto La League leva aulas de futebol e atividades educativas para a população local. Também haverá uma apresentação cultural. A quadra fica anexa ao Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato, no bairro São Sebastião, que é muito simbólico para a Plan. A organização construiu a escola há 10 anos e trabalha diretamente com a comunidade. A Plan International Brasil tem um escritório na cidade de Codó, vizinha a Timbiras. “É uma alegria inaugurarmos esta quadra em parceria com a Fundação Cruyff e a prefeitura, como parte do projeto La League.

Por meio do futebol, as meninas se sentem mais empoderadas. Em paralelo, elas também recebem informações que contribuem para a redução dos números de casamentos infantis e gestações na adolescência”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil. Niels Meijer, diretor da Fundação Cruyff: “É muito importante ter um lugar seguro para praticar esportes, porque isso dá às crianças a oportunidade de se desenvolverem. Esta Cruyff Court, junto com o impacto do projeto La League, fará uma enorme diferença para a comunidade de Timbiras. Nós agradecemos à Plan International Brasil e à comunidade de Timbiras. Sem eles a Cruyff Court não estaria aqui.”  

La League Criado na Holanda, o Projeto La League reúne três entidades: a Plan International, a Fundação Cruyff e a Women Win. Juntas, as organizações combinam o que têm de melhor para alcançar meninos e meninas.

Na Plan, a base está no projeto “Campeãs e Campeões da Mudança”, que apoia o empoderamento das meninas e jovens mulheres e promove o engajamento dos meninos e jovens homens para a mudança nas normas de gênero. Já a Fundação Cruyff usa o projeto “Heroes of the Cruyff Court”, que envolve meninas, pais, homens cuidadores, meninos e outras pessoas da comunidade em eventos e torneios inclusivos para todas as idades. E a Women Win adota o “Caminho para o Empoderamento Econômico e de Liderança”, em que meninas e jovens mulheres desenvolvem habilidades para a vida e de liderança, o que permite que elas planejem seu futuro: continuar seus estudos, candidatar-se a um emprego ou empreender seu próprio negócio.

O La League começou a ser implementado em 2018 e segue até o ano que vem. A inauguração da quadra Cruyff Court é um dos resultados diretos do projeto, que também impactou: • 350 meninas e 175 meninos entre 12 a 18 anos; • 175 pais ou homens cuidadores; • 50 meninas e jovens mulheres participando do programa de empoderamento econômico e de liderança; • 9 comunidades localizadas nos municípios de Timbiras e Codó, no estado do Maranhão.  

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.  

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil recebeu em 2019 a certificação A+ no Selo Doar de Transparência.