Piloto Maranhense Marcelo Medeiros vai brigar pelo tri-campeonato no Rally dos Saertões

O Maranhão estará muito bem representado no Rally dos Sertões 2016, pelo menos na categoria Quadriciclos, a mais disputada da prova e que tem o maranhense Marcelo Medeiros brigando pelo Tri-Campeonato.

A competição, uma das maiores do planeta e a maior competição off -road do Brasil, contará com pilotos e navegadores de todas as regiões do Brasil, além de competidores estrangeiros. A prova terá largada em Goiânia (GO), dia 3 de setembro, e chegada em Palmas (TO), em 10 de setembro, com 3.212 quilômetros de percurso.

Entre os 231 inscritos, há participantes de 17 estados e do Distrito Federal. O time dos ‘importados’ é formado por representantes da África do Sul, Itália e Uruguai.

“Com 24 anos de história, o Rally dos Sertões contribui para o desenvolvimento do off-road em todo o Brasil. Ter essa diversidade de pilotos, de todas as partes do país, mostra que estamos cumprindo o nosso papel”, afirma Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.

A região Sudeste concentra o maior número de participantes. Só de São Paulo, são 74 (50 pilotos e 24 navegadores). Há ainda representantes de Minas Gerais e Rio de Janeiro.Na região Sul, Santa Catarina se destaca, com 30 participantes. Existem ainda competidores do Paraná e Rio Grande do Sul.Do Centro-Oeste, onde o Rally dos Sertões em 2016, Goiás contribui com 11 participantes. Distrito Federal e Mato Grosso do Sul também estarão na prova.Do Nordeste, disputam o Rally dos Sertões pilotos e navegadores da Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas e Pernambuco. Representando a região Norte, há competidores do Pará e Acre e Tocantins, onde a prova termina.

O maranhense Marcelo Medeiros é considerado um dos favoritos dessa edição, após ter feito uma brilhante estreia em janeiro deste ano, no maior e mais perigoso rally do mundo, o Rally Dakar. Medeiros estava entre o segundo e a terceira posição quando sofreu uma acidente grave e teve que abandonar a prova, mas fez história mesmo assim. Ele foi o brasileiro melhor colocado até antão na história do Dakar. E agora mais experiente e totalmente recuperado da fratura na clavícula, promete ir com sede de vitória aos Sertões, e conta com o importante patrocínio da Cemar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

“Fiz muitas sessões de fisioterapia para fortalecer a musculatura e treinei muito nesses últimos meses para bem representar o Maranhão nos Sertões 2016. Sonho com o Tri-Campeonato, como uma demonstração de que o Maranhão é capaz de produzir bons pilotos quando temos o patrocínio e o apoio para isso, como no meu caso. É fundamental poder contar com a Cemar e o Governo do Maranhão pois a estrutura dessas provas é muito cara e grande. Mas vou com a minha equipe completa, todos unidos e muito focados em buscar essa vitória”, disse o piloto.

Medeiros com apenas 27 anos atualmente, já foi campeão do Sertões em 2012, Vice – Campeão em 2013 e Bi-Campeão em 2015. Sua performance na prova vem crescendo a cada ano e para essa edição, a maior dificuldade serão os novos trajetos arenosos no deserto do Jalapão, onde acontecerão as etapas de maratona, nas quais o piloto enfrentará trecos longos e sem poder contar com a ajuda externa de mecânico ou da equipe.

“O Rally dos Sertões é sempre desafiador a cada edição. É um aprova longa, de sete dias seguidos. Não tem moleza não. Ano passado o trajeto passou pelo sul e enfrentamos as baixas temperaturas. Esse ano teremos o deserto do Jalapão (TO) e seus terrenos arenosos que exigem ainda mais do piloto. Mas pretendo manter a calma e saber a hora certa de acelerar e a hora de apenas manter o Quadri rodando sem problemas, sem arriscar demais. ter estratégia é mais importante que ter apenas velocidade”, ensina Medeiros, ainda mais experiente após sua passagem pelo Rally Dakar.