Pará conquista o título geral da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2017

Confirmando ser uma das delegações mais fortes entre os estados presentes na 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, o Pará completou os três dias de competição como a equipe mais regular e alcançou o hexacampeonato da copa. A equipe pontuou em diversas categorias e mostrou muita união entre os seus atletas, criando um diferencial que fez toda a diferença no resultado final.

Neste domingo (20.08) foram disputadas as provas de circuito que fecharam a programação do evento. O resultado por equipes só foi definido nas últimas corridas, que agitaram o público presente e a torcida das delegações. O estado do Pará conquistou o título geral após acumular 378 pontos, contra 323 pontos do Ceará e 310 pontos da Bahia.

A rápida prova de circuito testou a força dos participantes que tinham pouco tempo para estabelecerem suas estratégias e brigar pela vitória. Na elite masculina três ciclistas terminaram isolados do pelotão principal. A vitória ficou com o baiano Renato Evangelista, seguido pelo piauiense Lucas Mota e pelo paraibano Sharlys de Oliveira. Na Elite feminino, a baiana Cristiane Duque voltou a vencer no Sprint final, superando a tocantinense Patricia Figueira da Silva e a piauiense Karine Frota.

Entre as categorias de base, a tocantinense Yana Camargo, de apenas 14 anos, terminou o evento como o grande destaque revelação. A ciclista que compete na categoria infanto-juvenil acabou vencendo a prova contra atletas da Junior e  somou na prova de circuito a sua terceira medalha de ouro, após ter vencido também o contrarrelógio e a resistência.

 

Apesar da pouca idade, a menina tímida esbanjou talento e personalidade durante as provas. Sempre adotou uma tática muito agressiva e fez as adversárias sofrerem durante os três dias de disputas.

“Eu tenho apenas quatro meses que estou treinando ciclismo. Estou tentando conciliar o Mountain Bike com o Ciclismo de Estrada, mas estou gostando bastante das duas disciplinas. Fiquei surpresa com o resultado porque essa é a minha primeira copa, então não esperava vencer todas as provas, mas acabei conseguindo um bom rendimento e estou bastante feliz. A organização está de parabéns, não faltou nada para os atletas durante o evento. Também aproveito para agradecer meu treinador Darcisio e meu pai Marcos Henrique que sempre me acompanha”, comentou Yana.

O presidente da Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), Rafael Carvalho, fez um balanço positivo da competição e agradeceu a presença de todos os estados. “Quero primeiramente agradecer imensamente a todos os estados que não mediram esforços para participarem da copa no Maranhão. Os atletas fizeram uma grande festa, estão todos de parabéns. Também agradeço a oportunidade e a confiança depositada pela CBC na Federação Maranhense de Ciclismo, além da presença ilustre do presidente José Luiz Vasconcellos, que fez questão de marcar presença e prestigiar o evento”, destacou Rafael.

A 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís.