Náutico-PE x Sampaio: Decisão da Série C começa neste domingo (29)

Garantidos na disputa da Série B de 2020, assim como Juventude e Confiança, Náutico e Sampaio Corrêa vivem a expectativa de encerrar a temporada com chave de ouro. Na busca pela taça, os dois nordestinos se enfrentam a partir das 16 horas deste domingo, no Estádio dos Aflitos, em jogo válido pela rodada de ida da final da Série C.

A partida de volta está marcada para o dia 6 de outubro, no Castelão, em São Luís, já que o Sampaio fez a melhor campanha geral, com 41 pontos contra 38 do adversário, e conquistou o direito de decidir em casa. Assim como nas fases anteriores, gols marcados fora de casa não contam como critério de desempate.

Nas duas vezes em que os times se encontraram durante a disputa da fase de grupos, a equipe do Recife levou a melhor. Depois de vencer por 2 a 0 no Castelão, no primeiro turno, superou o adversário também nos Aflitos, desta vez por 2 a 1, no returno.

MISSÃO: TÍTULO INÉDITO
Com 21 participações na Série B e 34 na Série A, o Náutico não está acostumado a jogar a Série C, divisão que disputa pela terceira vez na história. Ainda assim, o título seria bastante valorizado, até porque o clube não tem nenhuma conquista fora do âmbito regional. A última final nacional disputada pelo time pernambucano foi em 1988, quando perdeu o título da Série B para a Inter de Limeira.

Para ajudar na conquista do título inédito, o Náutico espera contar com a presença massiva da torcida nos Aflitos, que comporta pouco mais de 16 mil pessoas. Após quatro anos jogando na Arena Pernambuco, o time voltou a mandar partidas oficiais no estádio, ainda no início da atual, e está colhendo bons frutos.

O retrospecto em casa é de 16 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, mas o treinador Gilmar Dal Pozzo prefere não se apegar aos números. “Para colocar uma estrela no peito nós temos que fazer 180 minutos em alto nível. Pode ser que a gente não consiga um resultado positivo aqui. Mas a gente já foi lá e venceu o próprio Sampaio por 2 a 0”, avaliou o treinador.

MISSÃO: BICAMPEONATO
Do lado do Sampaio Corrêa, a busca é pelo segundo título da Série C. O primeiro foi conquistado há 22 anos, em 1997. O time maranhense já levantou taças da Série B, em 1972, e da Série D, essa mais recente, em 2012. A última final nacional disputada pelo Sampaio foi em 2013, também contra um pernambucano e pela terceira divisão nacional. Na ocasião, duas derrotas para o Santa Cruz evitaram o bicampeonato.

“Estou muito feliz. Mesmo com pouco tempo de trabalho, a gente tem colhido os frutos plantados. Sei que ainda há 180 minutos para fechar o ano com chave de ouro. Vamos continuar com a mesma pegada e pés no chão. Os jogadores estão cientes da possibilidade de escrever história no clube. Seguimos trabalhando, com total dedicação, em busca de bom resultado no Pernambuco”, afirmou o técnico João Brigatti.

DÚVIDAS AQUI…
A principal dúvida do técnico Gilmar Dal Pozzo para escalar o Náutico é em relação à presença do meia Jean Carlos. Ele saiu no segundo tempo contra o Juventude, na rodada de volta da semifinal, por causa de dores na coxa. Por isso, foi poupado durante os treinamentos da semana e ainda será reavaliado pelo departamento médico.

Também existe a expectativa de que o atacante Rafael Oliveira seja liberado, após perder os últimos três jogos do time. Já Thiago, que ficou da fora das semifinais contra o Juventude, ainda se recupera de um entorse no tornozelo, sofrida no jogo do acesso, contra o Paysandu, e é pouco provável que reúna condições de atuar.

…E AQUI TAMBÉM
Como de costume, o técnico João Brigatti não confirmou qual será a escalação do Sampaio Corrêa. Algumas questões estão em aberto, como, por exemplo, a disputa entre Romano e João Victor pela vaga na lateral direita. O certo é que o zagueiro Paulo Sérgio, lesionado, está de fora e será substituído por Vitor Salvador.

“Começa a bater a ansiedade com a proximidade do jogo, e todos querem dar o seu melhor para tentar buscar esse título. Vai ser uma partida muito difícil, mas nós estamos preparados para jogar de igual pra igual e sair de campo com um bom resultado”, avaliou o lateral-direito Everton.

Fonte: Futebol Interior