Nadadoras maranhenses brilham nas Maratonas Aquáticas na Bahia

Os resultados obtidos nesse sábado (16/11), nas águas cristalinas de Inema/BA, levaram Carol Hertel e Julia Nina ao top 3 das Maratonas Aquáticas Brasileiras. Elas competiram pra valer na praia localizada em uma pequena enseada da Baía de Todos os Santos – Base Naval de Aratu/ Ba. Carol foi 1º lugar e Julia Nina, 2º lugar na categoria Júnior. Obtiveram não só medalhas, mas um feito inédito: estão na liderança da categoria, sendo Júlia 1º lugar e Carol, 2º. Um resultado sem igual na história dos esportes individuais do Maranhão.

O dia foi perfeito! Além dos dois melhores lugares da categoria Júnior, Julia está na vice-liderança brasileira na principal categoria: Absoluto Geral. Carol Hertel vem em seguida, na terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. “Tudo foi planejado e treinamos para isso. Ainda chegamos para competir sem nenhum problema. A partir daí foi dar o melhor de nós para subir ao pódio”, comentou Julia Nina, que é a tetra campeã brasileira de Maratonas Aquáticas (nas categorias infantil, Juvenil (por duas vezes) e no Júnior em 2019.

As nadadoras são patrocinadas pela Equatorial Energia, Governo do Estado do Maranhão e Sedel – através da Lei de Incentivo ao Esporte. Para o treinador Alexandre Nina esse apoio tem dado tranquilidade para a equipe trabalhar em busca dos excelentes resultados. “Começamos o ano com essa meta, de estar no top 3 do ranking brasileiro das Maratonas Aquáticas. Dependíamos de muitas coisas e estamos alegres porque o planejamento nos levou a um resultado individual histórico nos esportes individuais do nosso estado. Ainda temos eventos importantes para esse final de ano. Nosso caminho é continuar lutando e sonhando, para que o nome do Maranhão seja destaque na natação nacional”, finalizou ele.

Carol Hertel e Julia Nina voltam a competir nesse domingo (17/11) no mesmo local, agora na prova de 5 km.