Maranhense de Handebol começa com 193 gols em apenas um dia de disputa

O fim de semana também foi de muitos gols mas pelo Campeonato Maranhense de Handebol, etapa São Luís – 1º turno. Em apenas uma tarde de jogos, as redes balançaram em média 38 vezes por partida, totalizando 193 gols somente no sábado, abertura do evento.  E as emoções do torneio continuam nesta terça-feira, com duas partidas no Ginásio Castelinho, a partir das 18h45.

Na primeira fase, ao todo foram 15 partidas, disputadas nos ginásios do Ipem e da APAE, nas três categorias (infantil, infanto e adulto) tanto no feminino quanto masculino.  Nesta terça-feira (06) jogam Moto Club e Sportivus, às 18h45, na categoria feminina adulto. Na sequência, também na categoria adulto, mas no masculino, o UEMA/ Sportivus encara o Audax -MA.

Além do número de gols, o equilíbrio das partidas com disputa ponto a ponto e resultados sendo definidos nos minutos finais marcaram essa primeira rodada. Prova disso, é que no primeiro jogo de sábado, antes da cerimônia de abertura, o Moto Club Handebol venceu o Audax-MA por um placar apertado de 21 a 20.

A artilheira do Papão das quadras e capitã da equipe, com 5 gols, foi a maranhense Silvia Helena, que defendeu a seleção brasileira de handebol durante 14 anos.

“É um sonho jogar em casa, perto da minha família, com um projeto lindo como esse do Moto Club que tem o apoio do Governo do Estado. Agora eu sou a Silvia do Moto. O Estadual é um importante teste para a Liga Nacional que começa pra nossa equipe nesta sexta-feira. É um prazer vestir a camisa do Papão e representar o meu Estado”, afirma Silvia Helena que vive a fase de mãe-atleta. A filha dela, Helena, de quase 1 ano, é companhia constante nos treinos da jogadora.
 
O bom desempenho da seleção feminina de handebol nos jogos Olímpicos do Rio que ficou em quinto na classificação geral, batendo seleções que foram campeões mundias, foi um combustível a mais para as equipes entrarem em quadra com sede de vitória. 

“Eu me inspirei na maranhense Ana Paula que brilhou nas Olimpíadas. Assim como elas jogaram com garra, nós também entramos em quadra com esse pensamento e conseguimos vencer de virada”, destaca Kelcimayra Rubim, artilheira do time Sparta, com 5 gols, na vitória contra AESF/PLHC/PM.
 
Devido ao número recorde de inscrições, a etapa São Luís – 1º turno deve terminar no final de setembro. Mas paralela a esta etapa, no próximo fim de semana começa a regional de Santa Inês.

“Essa é a primeira vez que um Estadual de Handebol sai da capital para chegar a outros municípios. Estamos tendo recorde de inscrições em todas as quatro regionais. Isso se deve a sensibilidade dos nossos patrocinadores Governo do Estado e Cemar. Meu desejo é que essa festa do handebol maranhense tenha continuidade para os próximos anos”, afirma o presidente da Federação Maranhense de Handebol, Pinheiro.

O Campeonato Maranhense de Handebol tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

NOVO FORMATO
Em novo formato, a edição 2016 do Campeonato Maranhense de Handebol conta agora com maior número de equipes e tem o objetivo de levar o torneio para outros municípios do Estado. Para isso, a competição foi dividida em 4 regionais: Imperatriz, São Luís, Santa Inês e Codó.

As disputas em cada regional terão dois turnos e se classificam as duas melhores equipes das 3 categorias (infanto, infantil e adulto), tanto no feminino quanto no masculino.