MA Horse Season realiza Cavalgada e Entrega de Certificados

Será realizado nesta sexta-feira, 25, a Cavalgada de Encerramento e Entrega de Certificados do projeto MARANHÃO HORSE SEASON – Segmento Turístico Cultural das 19 às 22h no Colégio Santo Antônio, Raposa. O Projeto MA Horse Season – Segmento Turístico Cultural foi pensado e proposto pelo Haras 4 Irmãos e teve como objetivo principal  a divulgação da cultura e do turismo do Município da Raposa e também do Maranhão, atrelado ao evento equestre de caráter nacional que tradicionalmente acontece há 10 anos na cidade. O idealizador do evento, Luis Almeida, se mostrou muito satisfeito com o resultado do MA Horse Season que movimentou o segmento turístico e cultural da Raposa: “Tivemos a participação de vários Estados da Federação, de outros países, que vieram conhecer a cultura e o turismo local além da preocupação social com a comunidade. Dessa forma o evento só tem a crescer cada vez mais. E já estamos com a data para o ano de 2018”, disse Luís Almeida.

Histórico

Com intensa programação, o evento iniciou com a III Cavalgada da Litorânea, a Abertura Oficial, contando com cerca de 150 cavalos e 10 carros de apoio, para marca o início da divulgação do MARANHÃO HORSE SEASON – Segmento Turístico Cultural.

De 13 a 15 de janeiro de 2017, foi realizado o II MUNDIALITO DE TAMBOR que contou com a presença das delegações da Alemanha, Chile, China e Estados Unidos, além da equipe 01 do Brasil e da Equipe 02 do Brasil que foi representada pelos treinadores do Haras 4 Irmãos, que ao final sagrou-se campeã, com a presença do treinador nascido na Raposa, Joarlison Aguiar,

Nos três dias do evento foram apresentadas várias atrações artísticas, como Boi de Axixá, Companhia Encantar, Boi de Morros, sendo realizado também no local, o Festival Culinário da Raposa, com a presença de stands de restaurantes da cidade, que trouxeram a gastronomia tradicional para a degustação do grande público presente, além da Feira de Artesanato que contou com a presença da Associação de Rendeiras da Raposa de cujo período pelo grande sucesso e receptividade estendeu-se até o dia 22 de janeiro de 2017.

No decorrer desse período, durante as competições esportivas equestres, houve apresentação da cantora maranhense Teresa Canto em show realizado após o II Leilão do Haras 4 Irmãos e Convidados, assim como um show regional sertanejo do músico maranhense Cezinha, atrações que levantaram o público presente. Participaram do evento 12 Estados, Bahia, Ceará, Piauí, Sergipe, São Paulo, Pará, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Goiás, Brasília, Paraná e Maranhão, com novo recorde norte-nordeste com mais de 1.250 inscrições e a presença de 210 cavalos alojados nas dependências do Haras 4 Irmãos.

A rede hoteleira da cidade de Raposa, além dos diversos restaurantes foram ocupados pelos participantes de outros estados, gerando uma expressiva fonte de renda e emprego para o município e toda a Ilha de São Luís.

Estima-se a presença de público de mais de 08 mil pessoas durante todo o período do evento, público oriundo das demais cidades da ilha de São Luís, assim como visitantes de outros estados que vieram acompanhando as delegações presentes, aproveitando para degustar os sabores e conhecer as atrações culturais e turísticas de nossa terra.

Houve também a exposição fotográfica “VIDAS E CORES DA RAPOSA” do artista Leandro Nascimento, radicado no México, que há cerca de 08 anos faz o registro do evento de janeiro do Haras 4 Irmãos, quando aproveita para fotografar imagens belíssimas da paisagem e do cotidiano da cidade.

A grandiosidade e a duração do evento gerou cerca de 50 empregos diretos e 200 indiretos apenas no Haras 4 Irmãos, estimando-se que mais 100 outros empregos diretos e carca de 400 indiretos decorreram da realização do Maranhão HorseSeason – Segmento Turístico Cultural.

Finalmente, reforçando a preocupação social do MARANHÃO HORSE SEASON – Segmento Turístico Cultural, foram realizadas as oficinas de capacitação para o público local, com apoio da Prefeitura da Raposa, beneficiando cerca de 120 pessoas, habilitando a mão-de-obra local para trabalhar nas futuras edições do evento.

Em 2018, a 2ª Edição do MARANHÃO HORSE SEASON, no período de 07 a 28 de janeiro de 2018, promete novas atrações culturais e esportivas, com foco principal na cidade da Raposa, ampliando ainda sua área de atuação para as demais cidades da Ilha de São Luís, com a determinação de fomentar a economia e o turismo local.