MA conhece adversários no Brasileiro de Seleções de Vôlei em 2016

Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta terça-feira (26.01) o calendário para a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), tradicional torneio que reúne as categorias de base de todos os estados do Brasil. Neste ano uma novidade: a criação da divisão especial com as oito melhores equipes de cada categoria em 2015. A primeira divisão e a segunda estão mantidas, assim como as Taças da categoria infantil, criadas no ano passado, Potengi de Lucena (feminino) e Sami Mehlinski (masculina).

A primeira competição que a Seleção Maranhense disputará será o Juvenil Feminino Sub-17 da 1º divisão, no período de 28/02 a 04/03. A equipe Maranhense está inserida na chave A, juntamente com o Ceará, Distrito Federal e Paraíba.

No mês de março, no período de 13 a 18, será a vez da equipe Juvenil Feminina Sub-19, entrar em quadra em busca do título da competição. Nesta categoria, o Maranhão faz parte da chave B, ao lado de Pernambuco, Ceará e Mato Grosso.

No masculino, as disputas começam para o estado do Maranhão no mês de setembro, com as disputas do Juvenil Sub-20 no período de 19 a 25. A equipe Maranhense integra o Grupo A, juntamente com Roraima e Bahia. Em outubro, será a vez da equipe Sub-18 disputar a segunda divisão do Brasileiro. Nesta modalidade, o Maranhão faz parte do Grupo A ao lado do Rio Grande do Norte e Piauí.

Assim como na última temporada, o Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ) será a principal sede, e abrigará 12 das 14 competições agendadas. Apenas a divisão especial juvenil feminina e a primeira divisão juvenil masculina serão realizadas em locais diferentes, Coruripe (AL) e Manaus (AM), respectivamente, foram escolhidas.

A fórmula de disputa das competições será semelhante às utilizadas nas temporadas anteriores. Nas divisões especiais, oito participantes, divididos em dois grupos de quatro equipes cada, fazem a fase preliminar. Os seis primeiros se mantém na elite em 2017, enquanto os dois últimos serão rebaixados. A primeira divisão contará com o mesmo número de participantes que a categoria superior. Os dois primeiros colocados conseguirão o acesso, enquanto os dois últimos caem. A segunda divisão contará com onze equipes divididas em três grupos, sendo um com três times e dois com quatro. O campeão e o vice sobem no ano seguinte.