Krav Maga: luta de defesa pessoal ajuda mulheres a se proteger

Um estudo de 2012, relatou que  casos de estupros no Brasil ultrapassaram, em números absolutos, os de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar). O 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que as agressões contra as mulheres atingiu o marco de 50.617 ocorrências no ano contra 47.136 assassinatos.

 número pode ser ainda maior se forem considerados os muitos casos de mulheres que sofrem abusos e não prestam denúncia por medo ou vergonha. O Krav Maga, modalidade de defesa pessoal israelense, pode ser uma arma para mulheres que se sentem inseguras diante do atual cenário e buscam formas eficazes de se defender.

O que é Krav Maga

Única luta reconhecida como defesa pessoal, e não arte marcial, a modalidade consiste em técnicas de respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência no dia a dia. Não há competições, apenas o desenvolvimento das técnicas que possibilitam a qualquer cidadão comum se defender, independente da força física, idade ou sexo.

“Há um esforço de nossa parte para mostrar ao público feminino que a pratica do Krav Maga se difere dos esportes de luta, que nos tempos atuais estão em moda pelos benefícios à boa forma física”, explica Mestre Josias Rodrigues Instrutor chefe Brasil Krav Fighters.

Benefícios

Segundo ele explica, o treinamento consegue transmitir aos praticantes as diversas possibilidades de defesa para cada tipo de situação da agressão. “Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente”, explica o mestre.

Já do ponto de vista psicológico, a modalidade também é eficaz na formação de pessoas mais seguras. O mestre defende que, quando as mulheres descobrem que, apesar de não terem a mesma força física do homem, são capazes de se defender de forma simples e eficiente, elas adquirem confiança. Por fim, a luta é também uma maneira de melhorar a percepção de modo geral e de adquirir um comportamento mais atento nas ruas, em locais públicos.

CLIQUE AQUI PARA MAIORES INFORMAÇÕES