Jogos Escolares da Juventude: Delegação do MA participa de solenidade de abertura

A Delegação do Maranhão participou da abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na tarde desta terça-feira (12), em Curitiba, no Paraná. Os alunos-atletas maranhenses presentes na cerimônia disputam a Etapa Infantil – faixa etária de 12 a 14 anos de idade – da competição.

A abertura contou com apresentação da Get Flex, escola de ginástica rítmica da capital paranaense, e desfile das delegações de todo o Brasil. Ídolos do esporte, como Emanoel Rego do vôlei de praia, Etiene Medeiros da natação, Fabiana Murer do salto com vara e Tiago Camilo do judô, marcaram presença como embaixadores dos Jogos.

Para a aluna-atleta da modalidade xadrez, Fernanda Coelho, de 14 anos, disputar os Jogos Escolares é emocionante. “É a primeira vez que participo da etapa nacional e me sinto muito feliz em poder representar meu estado. A abertura foi de arrepiar; estou muito feliz mesmo”, declarou a maranhense.

Na cerimônia, os atletas olímpicos embaixadores dos Jogos fizeram o revezamento da tocha e o atleta Emanoel Rego acendeu o fogo da pira olímpica. Autoridades locais e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro também estiveram presentes na abertura.

Início dos Jogos
As disputas dos Jogos Escolares da Juventude começam nesta quarta-feira (13) e vão até o dia 21 deste mês, com modalidades individuais e coletivas.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, esta é a maior edição dos Jogos, com mais de cinco mil participantes, entre estudantes, treinadores, oficiais, médicos, árbitros, voluntários e organizadores.

A delegação maranhense dos JEJ é composta por 185 componentes. Os alunos-atletas disputam 11 modalidades nessa etapa: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e badminton.