Jogos dos desbravadores movimenta o fim de semana

Mais de 600 crianças e adolescentes da 4ª região na Cidade Operária, participaram neste fim de semana da 21ª edição dos jogos internos dos desbravadores (Desat). Os jogos que acontece durante o mês de agosto, começou no último sábado (5).

O primeiro dia do evento, aconteceu no sábado, e contou com uma cerimônia de abertura histórica e que deu o pontapé inicial aos jogos. A solenidade contou com a presença de pais e autoridades religiosas que acompanharam um espetáculo de sincronia e agilidade em apresentações de ordem unida, a noite terminou com grande queima de fogos. No domingo (6) os participantes puderam competir na modalidade de futsal que aconteceram em seis categorias entre masculino e feminino.

Para a garotada os jogos é uma grande oportunidade de conhecer novas pessoas e mostrar sua habilidade através das atividades realizadas. Douglas Palhano de 14 anos, revelou que se sente feliz em participar. “A Desat é muito boa. Todo ano fico na expectativa de poder participar e representar o meu clube, que é o Luther Warren da Santa Efigênia, ontem foi muito bacana a abertura e hoje foi melhor ainda pois meu time venceu e eu fiz o gol da vitória”, disse ele.

A edição 2017 do evento conta com a participação de 13 clubes de desbravadores representantes da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Jardim Tropical, Janaina, Santa Efigênia, Maiobinha, Jardim América e Vila Terezinha. Com o objetivo de proporcionar a interação dos adolescentes o evento acontece anualmente.

“Estamos satisfeitos com essa programação, e é bom que o nosso trabalho foi recompensando com a alegria dessas crianças enquanto acontecem as atividades”, pontou Anderson Polga coordenador regional.

No próximo domingo(13) serão realizadas as competições de natação da Desat, na Associação dos Metalúrgicos na MA 201, em São José de Ribamar a partir da 8h, mas no sábado os clubes voltam a se encontrar em mais atividades. 

Quem são os Desbravadores

São meninos e meninas com idade entre 10 a 15 anos que se reúnem aos fins de semana para aprender sobre a natureza e seus benefícios, aprendem sobre respeito à família, pátria e a Deus. O clube é mantido pela Igreja Adventista. E trabalha através de jogos recreativos, palestras medidas para evitar o contato dessa juventude com drogas e crimes.

O grupo foi criado nos Estados Unidos em 1950 e hoje tem representações em 202 países. No Maranhão somos mais de 13 mil em todos os municípios.

O que é Desat

A sigla Desat, representa “desbravadores em atividades” e foi criada em 1998, para que as olimpíadas dos desbravadores pudesse ganhar uma identidade no calendário esportivo do movimento. O evento busca desenvolver a parte física, mental e espiritual de crianças e adolescentes em bairros da região metropolitana de São Luís.