Jogadores de futebol com diferentes histórias que sairam do Maranhão e foram jogar em outros países

O Maranhão não é um dos estados brasileiros que mais se destaca no futebol nacional, apesar de não ter muitos times na Séria A, há muitos jogadores que jogam no Brasil e também em outros times do mundo que saíram do Maranhão. Em 2012, o Globo Esporte fez uma reportagem sobre este fato, afirmando que o Futebol Maranhense era responsável por exportar jogadores para 55% dos times das Séries A, os quais são em sua grande maioria da região sudeste e sul do país. Além de se destacarem no futebol nacional, esses jogadores também ganham notoriedade dentro do futebol mundial. Separamos algumas histórias diferentes de jogadores maranhenses que acabaram jogando fora do Brasil, principalmente na Europa. Alguns desses jogadores foram para a Europa e de lá para outros países, ou até mesmo voltaram. Alguns tomaram outros rumos e acabaram indo ainda mais longe, como a Líbia, a Turquia e a China, por exemplo. Veja abaixo, 5 jogadores com histórias bem interessantes e que mostram o mercado de venda e de compra de jogadores no mundo.

Geovane: do Maranhão para a Estônia

Geovane é um futebolista maranhense que começou a sua carreira no Maranhão, no time Sampaio, mas através de um empresário acabou indo parar na Europa e aos 24 anos iniciou sua carreira no Kalju FC da Estônia. O time vinha se destacando cada vez mais dentro do Campeonato Estoneano, e graças a ele fizeram um gol em um dos jogos mais importantes do campeonato contra o líder da competição Flora Tallin. Geovane desde então se tornou um ídolo na Estônia. Agora aos 25 anos, o jogador está jogando na Líbia.

 

Pablo: do Maranhão para a França

Pablo também é um jogador que foi comprado por um clube francês, o Bordeaux. O jogador passou uma temporada no Brasil, emprestado ao Corinthians. Devido questões financeiras em relação ao Corinthians, o jogador voltou ao Bordeaux. O ano de 2018 está um pouco incerto para Pablo. O time está jogando em todos principais campeonatos e tem até mesmo um grande jogo contra o PSG em abril, mas segundo a Betway no dia 15 de fevereiro o time parisiense tem quase 80% de chances de ganhar o encontro. Fica claro que a PSG tem uma grande vantagem por contar com o Neymar que é considerado como ojogador mais valioso do mundo, e tem ajudado o seu time a ser o grande vencedor dos campeonatos internos do futebol francês. O jogador de 25 anos tem um contrato com o PSG até junho de 2022.

Guilherme: do Maranhão para a Ucrânia

O atacante Guilherme é mais um maranhense com uma história de sucesso. Ele foi vendido para o time Dinamo de Kiev para a Ucrância em 2007. Depois de lá passou para o futebol Russo devido ao seu sucesso dentro da Liga Premier Ucraniana. Depois acabou voltando ao Brasil e hoje joga no Corinthians.

 

Elkeson: do Maranhão para a China

Outro país que gosta dos jogadores de futebol brasileiros é a China, o time Guangzhou Evergrande comprou o jogador em 2012 por quase 20 milhões de reais. O jogador foi duas vez maior artilheiro da Super Liga da China, na última vez fez 28 goals e 8 jogos, ou seja, a cada partida marcou um gol. Devido ao sucesso, foi vendido em 2016 ao Shanghai SIPG por quase 5 vezes mais, chegando a quase 100 milhões de reais.

Danilo Souza: do Maranhão para a Bélgica

O Danilo tem uma história única, já que nasceu no Maranhão, mas cresceu na Bélgica. Ele já jogou no Standard de Liége e Ajax. O jogador passou por vários times da Bélgica e tem até mesmo a cidadania belga e já defendeu a seleção nacional belga. Agora está jogando na Turquia, no time Antalyaspor, e lá joga com mais 4 brasileiros.

Cada uma dessas histórias tem seus aspetos, mas todas mostram a importância de buscar novas oportunidades de vida fora do Brasil. Ir jogar em outro país é uma grande oportunidade, e muitos jogadores viram ídolos e constroem verdades histórias de sucesso. O mundo está cada vez mais global, e o futebol é apenas um reflexo disso. Os jogadores que saem do Maranhão estão em buscas de melhores oportunidades tanto pessoalmente e profissionalmente. Tento o talento e atingindo as expectativas dos clubes maiores é possível se estabelecer fora do Brasil e viver tranquilamente do futebol.