I Copa Quilombola de Futebol do Maranhão – Troféu Negro Cosme promove inclusão social por meio do esporte no Maranhão.

 Promover o intercâmbio esportivo, cultural e a autoestima entre as comunidade quilombolas de doze municípios do estado do Maranhão é a proposta da I Copa Quilombola de Futebol do Maranhão – Troféu Negro Cosme. A Copa Quilombola é promovida pelo Instituto de Solidariedade e Inclusão Social- SOLIS, com sede em São Luís-MA, e tem o patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
 
Os municípios contemplados são: Alcântara, Anajatuba, Bequimão, Cajapió, Icatú, Itapecuru, Matinha, Monção, Santa Helena, Santa Rita, São João Batista e Serrano.
 
Serão jogos disputados por 12 equipes por município, compostas por atletas negros, afrodescendentes e quilombolas, mobilizando aproximadamente três mil pessoas. O primeiro colocado em cada município se classifica para a fase de jogos que será realizada em São Luís.
 
Os municípios de Bequimão, Cajapió, Itapecuru, Monção, Santa Helena e São João Batista já participaram da disputa, e no próximo domingo (10) será a próxima rodada na cidade de Matinha.