Handebol do Santo Expeedito conquista vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Os colégios Santo Expedito, de São Luiz (MA), e Anglo Líder, de Recife (PE), conquistaram  as duas vagas nordestinas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude no handebol feminino. A classificação das duas equipes foi obtida de forma bem diferentes uma da outra, após semifinais realizadas neste sábado, dia 15, em Natal (RN).

Na primeira semifinal, o Colégio Santo Expedito (MA) derrotou o Colégio Santa Úrsula (AL) por 27 x 26, em partida duríssima, definida nos últimos segundos. As alagoanas chegaram a estar na frente do placar com menos de cinco minutos para o fim do jogo, mas apesar da torcida barulhenta a seu favor – 15 familiares das meninas, todos uniformizados com a camisa da escola com os dizeres: Fã número 1 da Tainá, da Andyara, Núbia, Larah e Laila –, foram derrotadas em um belo duelo.

Destaque da partida, a carioca Andressa Silva, a Andressinha, que mora no Maranhão há apenas um ano, marcou oito gols. “Cometemos errinhos bobos, mas no fim conseguimos essa vitória que é muito importante. Agora estamos com a cabeça mais tranquila, vamos voltar para casa e treinar bastante para disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares, que é ainda mais difícil. Mas antes, amanhã, vamos em busca do título”, disse a jovem de 16 anos.

Aficcionada pelo esporte, Andressinha sempre foi uma fervorosa praticante de esportes. Jogava vôlei, corria provas do atletismo, foi para o basquete, e aos 11 anos conheceu o handebol. A paixão foi arrebatadora.

“A gente treina às segundas, terças, quartas, sextas e domingos. Quando é quinta-feira e sábado eu fico desesperada. Não consigo ficar parada em casa. Se eu to em casa o que eu mais gosto de fazer é de assistir vídeos de handebol”, disse Andressinha.

A atleta tem um espelho a seguir bem próximo de sua casa. Destaque da seleção brasileira campeã mundial pela seleção brasileira adulta em 2013, na Sérvia, Ana Paula Rodrigues mora próximo ao Colégio Santo Expedito e como está em casa, se recuperando de contusão, ela aproveita o tempo livre para visitar os alunos do colégio.

“A Ana Paula mora bem pertinho da gente. Tem muita ligação com todos nós da escola. Na semana passada ela estava lá tirando fotos com os meninos do time masculino”, contou a jovem atleta. A equipe maranhense conta ainda com duas irmãs gêmeas igualmente habilidosas. Na partida semifinal deste sábado, Maynara Santos foi a vice artilheira da equipe com seis gols e Mayara Santos anotou outros quatro.

Na segunda semifinal, o Colégio Anglo Líder (PE) derrotou a Escola Professora Julia Nunes Alves (PI) por 36 x 12. A equipe pernambucana é treinada pelo técnico Cristiano Rocha, que além de professor de educação física da escola é o atual técnico da seleção brasileira feminina sub-20. Há anos ele comanda o time do colégio pernambucano nos Jogos Escolares.

A artilheira da partida foi Maria Pereira com dez gols, mas o maior destaque ficou por conta da goleira Diana Silva. Diana fez inúmeras defesas acrobáticas, principalmente no primeiro tempo da partida, quando a equipe pernambucana terminou com o placar parcial de 18 x 4.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.