Governo ministra palestra a adolescentes sobre Governo ministra palestra a adolescentes sobre nutrição esportiva

Orientar sobre o consumo dos alimentos adequados no pré e pós treino físico, além de alertar sobre os perigos do uso indiscriminado de anabolizantes são o principal objetivo das palestras realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), nas escolas públicas e instituições sociais de São Luís. A ação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan).

Na tarde de terça-feira (17), a palestra foi proferida a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Fundação Bradesco, no Restaurante Popular do Coroadinho, área a qual pertence grande parte dos estudantes participantes da palestra. A abordagem dos temas sobre nutrição esportiva é direcionada ao público adolescente.

O projeto é coordenado pela Sasan, através do setor de Supervisão de Estágios. Todas as palestras são ministradas pelos estagiários da área de Nutrição Social da Universidade Federal do Maranhão, em convênio com a Sedes.

“Trata-se de uma ação que faz parte da nossa política de levar orientações para estimular o consumo adequado dos alimentos. E nessa fase da adolescência essa orientação se faz muito necessária por ser um período em que eles despertam maior preocupação com o corpo, e, geralmente, se exercitam sem a devida orientação nutricional. E as palestras visam exatamente isso: repassar essas informações para que eles saibam utilizar a alimentação adequada ao praticarem a atividade física que escolherem”, disse a secretária adjunta da Sasan, Lourvídia Caldas.

Além de informações relativas à alimentação adequada ao consumo antes e depois do treino físico, os adolescentes receberam, ainda, orientações sobre suplementos alimentares, produtos termogênicos, os anabolizantes e suas implicações à saúde. Todos os temas foram abordados de forma lúdica e educativa, com participação ativa dos estudantes.

A orientadora pedagógica da Fundação Bradesco, Poliana Fernandes, afirmou que o projeto vai ao encontro da política educacional praticada pela instituição na área de nutrição escolar. “As palestras ministradas aos nossos alunos aqui reforça ainda mais as informações com as quais já trabalhamos em sala de aula. Sem dúvida, muito proveitosa”, disse ela.

O aluno Thiago Marques, 15 anos, disse que a palestra foi esclarecedora e que desmitificou muitas informações comumente repassadas de forma errada sobre nutrição esportiva. “Achei extremamente importante e consegui tirar muitas dúvidas”, frisou o adolescente.