Governo fortalece o esporte e a prática da Educação Física em escolas estaduais

Estudantes de Anajatuba, São Mateus, Raposa e Coroatá receberam, nesta semana, kits esportivos para fortalecer o ensino e a prática da disciplina da Educação Física nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A ação faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Maranhão, que incluem ainda a construção e reforma de quadras poliesportivas e o xadrez nas escolas, com a finalidade de incentivar o esporte nas unidades de ensino.

Nesses municípios, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e equipe de auxiliares entregaram aos gestores escolares e professores de Educação Física, bolas de handebol, futebol, futsal, voleibol, redes, traves, equipagens, jogos de dominós, entre outros.

Para os professores, o material servirá não somente como recurso pedagógico, mas como instrumento para descoberta de novos talentos e o desenvolvimento dos alunos. “O esporte é importante para o desenvolvimento integral do aluno, tanto na parte corporal, disciplinar, afetiva, enfim, em todas as áreas”, destacou o professor Guto Mendonça, do Centro de Ensino Hermano José Leopoldino Filho, em Coroatá.

O professor Welson Gonçalves, do CE Nina Rodrigues, em Anajatuba, ressaltou a importância dos kits para formação de estudantes atletas e compromisso do governo para fortalecer a Educação Física. “Estamos muito felizes com o compromisso do governo em entregar os kits esportivos nas escolas. Com esses materiais, tenho certeza que futuramente teremos muitas atletas da nossa escola em competições olímpicas, porque temos talentos, o que nos faltava era incentivo”, pontuou.

Heider Frazão Paes, professor de Educação Física das escolas Augusto Barros e Alves Cardoso, em São Mateus, comentou que sempre pedia emprestado os materiais esportivos, entretanto, agora será possível desenvolver as atividades com mais tranquilidade na escola. “Nós pedíamos emprestado para treinar nossos alunos. Então esses kits são importantes principalmente porque irão fomentar o esporte, poderemos apresentar aos alunos várias modalidades esportivas como handebol, basquete, vôlei, futsal, futebol, que são as modalidades que os alunos mais gostam e o atletismo, que é a vocação do município e alguns dos alunos já foram campeões”, comentou.

“É louvável a atitude do governado do estado, porque o esporte é um instrumento de inclusão social e acreditamos que os nossos alunos atletas terão um desenvolvimento cognitivo maior, além disso, vai facilitar o nosso trabalho na escola”, ressaltou o gestor do CE Luís Montenegro Tavares, em Coroatá, Benedito Pereira.

Os estudantes agradeceram pelos kits entregues. “Estou muito feliz porque vamos poder treinar. A gente não tinha bola. Vai melhorar nosso desempenho”, disse Vinícius Pereira Martins, da equipe de futsal do CE Nina Rodrigues de Anajatuba.

“Achei legal o material, vou jogar bola todo dia. Veio depois que a nossa escola foi toda reformada e climatizada. Agora a gente tem tudo”, comemorou Jonh Alejandro, estudante do 9º do CE Francisco Gonçalves Magalhães.

“O material esportivo é bom, é de primeira qualidade. A gente pode ver que o professor já vai realizar os treinos pro atletismo pra gente ir pra São Luís e a gente vai conseguir a vitória nas competições agora”, afirmou Clovenilson dos Santos Ramos, do CE Augusto Barros, em São Mateus.

Quadras poliesportivas
Em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado realizará 105 obras em quadras poliesportivas incluindo: recuperação, construção de vestiários, coberturas e a construção de novas quadras em escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. “Esses investimentos são resultados do compromisso do governador Flávio Dino com a Educação Física nas escolas, porque compreendemos que esse componente curricular é necessário para a formação integral dos nossos alunos”, realçou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Xadrez
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também vai implantar o Projeto Piloto de Xadrez nas escolas da rede pública estadual, como um inovador e acessível instrumento pedagógico. O projeto prevê atender cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 12 anos.

De acordo com o secretário da Educação, Felipe Camarão, a ideia é inserir a prática do Xadrez em escolas da capital, no início do próximo ano letivo, e, posteriormente, estender para mais escolas da rede estadual. “No momento, estamos realizando o levantamento de escolas que participarão do projeto piloto. O xadrez desenvolve importantes habilidades, como concentração, pensamento lógico, disciplina, entre tantas outras, e com certeza contribui muito para o processo de aprendizagem na vida escolar”, destacou.