Governo do Estado leva mais de 450 atletas do interior que vieram para os JEMs 2016 ao jogo do Moto Club, no Estádio Castelão

A partida em que o Moto Club venceu o Juazeirense (BA) por 3 a 1, no domingo (14), em São Luís, teve torcedores especiais. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), levou mais de 450 atletas do interior, participantes da etapa estadual da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2016, para visitarem, pela primeira vez, o Estádio Castelão e assistirem ao jogo classificatório da Série D do Campeonato Brasileiro. A programação faz parte do projeto “Agita JEMs”.
 
Atletas dos municípios de Açailândia, Buriti Bravo, Buriticupu, Campestre, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, João Lisboa, Matinha, Rosário, Timon, Viana e Vitorino Freire. Eles disputam a categoria infantil (12 a 14 anos) nos JEMs 2016 e ficaram encantados ao conhecerem o maior estádio do e assistirem, pela primeira vez, a um jogo de futebol profissional.
 
Para muitos adolescentes, acompanhar a vitória de um time querido pelos maranhenses do Campeonato Brasileiro foi a realização de um sonho. “É a primeira vez que eu vejo de perto um estádio de futebol. Não tenho palavras para explicar a emoção que sinto, mas posso dizer que esse momento é muito especial, pois realizei um sonho que tenho desde criança. Agradeço ao governo pela oportunidade”, afirmou Gildean Lima, 13 anos, jogador de beach soccer do município de João Lisboa.
 
Quem também viveu pela primeira vez a experiência de ir ao estádio foi Camila Adriana, 12 anos, pivô do handebol de Timon. Com os olhos atentos e curiosos, a atleta disse que ficou impressionada com o que viu. “Eu acostumava assistir os jogos pela televisão. Sempre sonhei visitar o Castelão, saber como era aqui dentro. Estou realizada”, comentou Camila, emocionada com a visita.
 
A coordenadora pedagógica dos JEMs 2016, Marlizete Mendonça, ressaltou que além de proporcionar lazer e entretenimento aos atletas do interior do estado, na visita ao Estádio Castelão, o Agita JEMs teve o objetivo de aproximar os adolescentes do esporte profissional e fazer com que eles percebem que seus sonhos podem se tornar realidade.
 
“Os atletas sonham em participar de competições nacionais e esse contato é muito enriquecedor para quem está iniciando sua vida profissional no esporte. O incentivo que o governo tem dado ao esporte maranhense é de grande importância, pois é por meio dessa prática que eles vislumbram a oportunidade de um futuro melhor”, destacou a coordenadora.
 
Agita JEMs 2016
 
Durante a 44ª edição dos JEMs, o Parque Folclórico da Vila Palmeira sedia uma vasta programação cultural e de lazer do projeto “Agita JEMs”, com atividades recreativas, aula de zumba, basquete, dama, dança, dominó, jogo de botão, futebol, pebolim, peteca, travinha, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O projeto compreende, também, passeio ao Centro Histórico e tour nas praias de São Luís. Na hora do almoço tem a rádio “Agita JEMs”, no comando de Gigi Moreira, que leva alegria e promove a interação entre alunos.