Funac realiza ações para potencializar a prática esportiva nos centros socioeducativos

A gestora da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, reuniu com o presidente da Lei de Incentivo à Cultura, Leonardo Cordeiro, que representou o secretário de Estado de Cultura, Rogério Cafeteira, para a implantação de ações voltadas ao fortalecimento das práticas esportivas nos Centros Socioeducativos da Funac. As ações visam a promoção de atividades que estejam de acordo com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e que consiste na aplicação e incentivo de ações de humanização que contribuam no processo de ressocialização dos adolescentes.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, falou do trabalho desenvolvido na Fundação e da dinâmica dos Centros Socioeducativos. Destacou, ainda, a importância do trabalho intersetorial na política de socioeducação. “O esporte, cultura e lazer são direitos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e é de suma importância dialogarmos como inserir ações sistemáticas de esporte pela Secretaria de Esporte e Lazer nas Unidades de atendimento da Funac. Tais atividades irão contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida dos socioeducandos e, também, na construção de um novo projeto de vida”, afirma.

Para o presidente da Lei de Incentivo à Cultura, Leonardo Cordeiro, a parceria é fundamental. “Sabemos da importância do esporte na vida do ser humano e a quantidade de benefícios que o esporte proporciona. Queremos ouvir os adolescentes para saber qual a preferência de práticas esportivas, para que possamos ter êxito nas atividades realizadas”, comentou.

A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, explicou que está sendo construído um calendário de ações e estratégias de forma conjunta com a Sedel. “Nós estamos fazendo o levantamento das necessidades da Funac para que possamos realizar atividades que atendam a todos os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, pontua.

Ação

De 07 a 11 de janeiro ocorrerá um treinamento com as equipes da Funac para realização de programação de Lazer nas Unidades. O treinamento terá como facilitadores Gigi Moreira e Aragão Neto, profissionais da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). No dia 11 deste mês, data de encerramento do evento, ocorrerá uma manhã de lazer como forma de avaliação do treinamento. A atividade será na quadra do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, localizado no bairro do Vinhais.