Florida Cup 2018: Veja os times que fizeram bonito no torneio de futebol norte-americano

 

Terminou no último sábado (20 de janeiro) o torneio amistoso de futebol Flórida Cup 2018, na Flórida, Estados Unidos. O grande campeão foi o Atlético Nacional, da Colômbia, que conquistou o título com uma vitória de 2×0 sobre o Legia Varsóvia, da Polônia. A final aconteceu no Al Lang Stadium, na ensolarada São Petersburgo, casa da equipe de beisebol local.

O time colombiano fez sua primeira participação no campeonato e saiu na frente em saldo de gols. O Barcelona de Guayaquil, equipe mais popular do Equador e o Rangers, da Escócia, encerraram suas participações em 2º. e 3º. Lugares, respectivamente, com 100% de aproveitamento, perdendo apenas para a Colômbia no setor defensivo.

O quarto lugar ficou com o PSV, da Holanda, que mereceu o destaque, pois mesmo sem atuar com sua equipe principal, foi melhor que os times brasileiros. Os três representantes do Brasil, – Atlético-MG, Corinthians e Fluminense -, deixaram o campeonato sem vencer uma única partida, encerrando suas atuações em menos da metade da tabela. O Atlético Mineiro deixou no Brasil todos os titulares, inclusive o técnico, levando a campo jogadores do time sub-23. O Corinthians, campeão de 2017, iniciou as partidas com jogadores titulares que iam sendo substituídos nos intervalos.

Já o Fluminense foi o time que mais se aproximou da sua equipe real. Entre os três, o Timão teve o melhor desempenho, terminando a competição em 5ª. colocação. Apesar da falha na parte técnica, para os times brasileiros valeu a oportunidade de divulgação dos seus atletas e das suas marcas, pois o Flórida Cup é transmitido para 144 países.

A Florida Cup é uma competição de futebol que acontece todo mês de janeiro no estado homônimo, desde 2015, e conta com a participação de clubes da América do Sul e da Europa. O campeonato foi criado pelo ex-jogador brasileiro Ricardo Villar, que defende atulamente o F C Dallas, do Texas, um dos times mais antigos da Major League Soccer. Ricardo idealizou o campeonato com o objetivo de reunir times de diversos países e torná-lo atrativo para clubes e espectadores ao redor do mundo. O vencedor é o clube com maior número de pontos, depois de dois jogos disputados. Caso necessário, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols.

A maioria dos jogos são realizados em Orlando, onde a experiência fica mais prestigiada pelo local voltado totalmente ao entretenimento. A edição deste ano teve duração de 14 dias (aconteceu de 08 a 21 de janeiro). Veja classificação final do FLORIDA CUP 2018:

1 – Atlético Nacional, Colômbia

2 – Barcelona de Guayaquil, Equador

3 – Rangers, Escócia

4 – PSV Eindhoven, Países Baixos

5 – Corinthians, Brasil

6 – Fluminense, Brasil

7 – Legia Varsóvia, Polônia

8 – Atlético Mineiro, Brasil

Após jogar futsal na base do São Paulo por duas temporadas, Villar foi para os Estados Unidos tentar a sorte jogando no futebol universitário, enquanto se formava em engenharia. Após participar da liga universitária, ele foi para o FC Dallas, clube profissional da liga norte-americana de futebol (MLS). Idealizou na Florida Cup a oportunidade de criar um campeonato em que pudesse unir times de diversos países e torná-lo atrativo para clubes e espectadores ao redor do mundo.

Na edição de 2018, que começa nesta quarta-feira (10), três times representarão o Brasil: Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense. O continente europeu será defendido por PSV Eindhoven (Holanda), Rangers FC (Escócia) e Legia Varsóvia (Polônia). Completam o certame, Atlético Nacional (Colômbia) e Barcelona de Guayaquil (Equador).

Enquanto os clubes europeus estão em plena temporada, os Sul-americanos ainda estão iniciando os trabalhos físicos e técnicos de 2018, com a possibilidade de novos reforços aparecerem. A meta, portanto, vai além de levantar o troféu no fim do torneio, que acontece no próximo dia 20. O objetivo é espalhar a marca dos clubes pelo mundo, já que o campeonato é transmitido para mais de 140 países. Outro fator de interesse dos clubes é a forte presença de marcas  que podem vir a ser potenciais patrocinadores, como no caso do Fluminense, que firmou negócio com a Universal Orlando Resort no ano passado.

Dentro de campo nos últimos três anos, apesar do pouco tempo de treino, os brasileiros não fizeram feio. O Atlético Mineiro venceu a edição de 2016 e o São Paulo a de 2017. Os times do Brasil ainda tiveram jogadores entre os artilheiros nas três edições: Paolo Guerrero em 2015 (Corinthians), Eduardo Sasha em 2016 (Internacional) e Nenê (Vasco da Gama) em 2017, todos com 2 gols.

A fórmula de disputa deste ano será por pontos corridos, mas as regras são um pouquinho diferentes: vencerá o torneio o time que mais pontuar após duas partidas feitas, com o triunfo em cada partida valendo 3 pontos, o empate 1, e um ponto extra para o clube vencedor na disputa por pênaltis após placar igualado no tempo regulamentar. Os critérios de desempate entre os clubes são: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados e sofridos.

O primeiro time a estrear na Florida Cup é o Corinthians, que enfrenta o PSV nesta quarta-feira (10), às 22h (horário de Brasília). O Atlético-MG entra em campo na quinta-feira contra o Rangers, também às 10 horas da noite. Já o Fluminense debuta apenas na sexta, contra o PSV, no mesmo horário dos jogos anteriores.