Esporte Amador MaranhensePlantão de Noticias

Fim de semana de ouro para natação maranhense

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte,o nadador maranhense Frederico Veloso de Castro, do Sampaio Corrêa, disputou neste final de semana o XXVII Torneio Norte/Nordeste – III Troféu Walter Figueiredo Silva, em Aracaju/SE e conquistou bons resultados para o estado.

Na manhã do dia 26 (sábado), o atleta competiu a prova dos do 50m nado livre, prova na qual não é sua especialidade, e ainda assim conseguiu superar todos os representantes de outros estados da região Norte Nordeste. Com uma diferença de quatro centésimos na frente do velocista José Sanches, experiente nadador representante do estado da Bahia, Frederico Castro garantiu a medalha de ouro com o tempo 23.49.

O maranhense também nadou na prova dos 100m nado borboleta, especialidade da qual detém muitos títulos, inclusive recordes internacionais nessa prova, obteve um bom desempenho e sem dificuldades também conseguiu o ouro com o tempo de 54 segundos, se firmando entre os melhores nadadores do país, aproximando-se do índice olímpico há 11 semanas da primeira seletiva olímpica.

​“Tempo es​se que me dá total confiança no trabalho que vem sendo feito, o treinamento vem sendo dividido em etapas, onde o foco é na primeira seletiva olímpica daqui a 11 semanas”, disse o nadador.

Durante o dia 27 (domingo), Frederico Castro disputou os 50m nado borboleta, fez uma boa prova, excelente atuação na piscina e conseguiu, além da medalha de ouro, a felicidade de superar o recorde geral do campeonato e trazer para o estado o troféu de melhor índice técnico do XXVII Torneio Norte/Nordeste, prêmio para quem mais se aproxima do recorde mundial.

Na prova dos 200m nado livre, prova esta que não faz parte de seu treinamento, o maranhense terminou a prova em terceiro lugar e recebeu a medalha de bronze. “Conquistar 4 medalhas para o Maranhão, sendo uma de bronze e três de ouro, ganhar o troféu de melhor índice técnico do torneio norte nordeste e obter a maior pontuação individual na soma dos resultados, mostra que estamos no caminho certo em busca de resultados ainda mais expressivos”, pontua Frederico.

O maranhense é especialista nas provas de 50, 100 e 200 metros do nado estilo borboleta e detém os títulos de Campeão Brasileiro, Campeão Sul-Americano e Campeão da Copa do Mundo de Natação na etapa de Berlim, na Alemanha. Frederico é um grande nome para integrar o time olímpico em 2016, com chances reais de medalha para o Brasil.​

“Espero que a nova geração do esporte maranhense prospere em seus ideais e num futuro próximo venham representar o nosso estado em alto nível, não o de querer ser melhor, mas de representar um só, o Maranhão. Agradeço ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Estado do Esporte e Lazer

​ (Sedel)​, possibilita o patrocínio da Cemar através da Lei de Incentivo ao Esporte e à toda a equipe que me acompanha e que me motiva a cada desafio”, finalizou.